Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67605

Compartilhe esta página

Título: Análise do padrão respiratório em repouso de pacientes com insuficiência cardíaca e sua correlação com a função pulmonar, a força muscular respiratória e a tolerância ao exercício
Autor(es): SANTOS, Talyssa Bia Santos e
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca; Mecânica respiratória; Testes de função respiratória; Tolerância ao exercício
Data do documento: 30-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Talyssa Bia Santos e. Análise do padrão respiratório em repouso de pacientes com insuficiência cardíaca e sua correlação com a função pulmonar, a força muscular respiratória e a tolerância ao exercício. 2025. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome complexa, com elevada prevalência e impacto na mortalidade e na qualidade de vida, cujas repercussões não decorrem somente da disfunção cardíaca isolada. Dentre os diferentes sistemas orgânicos afetados, o respiratório apresenta maior impacto, com alterações no padrão respiratório, na função pulmonar, na musculatura respiratória e no desempenho cardiorrespiratório durante o esforço físico. Embora variáveis ventilatórias sejam amplamente estudadas durante o esforço, pouco se conhece sobre o comportamento respiratório em repouso. Nesse contexto, esta dissertação estruturou um artigo original que consistiu na análise do padrão respiratório em repouso de pacientes adultos com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp) e reduzida (ICFEr), e analisou sua correlação com parâmetros funcionais. A análise do padrão respiratório foi realizada por meio do Respiratory Diagnostic Assistant, a função pulmonar foi avaliada pela espirometria, enquanto a força muscular respiratória foi medida por manovacuometria. A tolerância ao esforço foi analisada através do Teste de Exercício Cardiopulmonar (TECP), exame padrão ouro na identificação de variáveis como capacidade aeróbica máxima e eficiência ventilatória. O estudo avaliou 20 pacientes e revelou que não foram identificadas alterações no padrão respiratório dos indivíduos com insuficiência cardíaca, independente da fração de ejeção. No que diz respeito à função pulmonar, foi observado que pacientes com ICFEr apresentaram relação VEF1/CVF menor que que os pacientes com ICFEp. Os pacientes não apresentaram diferenças nos demais valores obtidos de função pulmonar, força muscular respiratório e tolerância ao exercício. Tal achado pode ser justificado pela homogeneidade entre a idade, o sexo e a comorbidade entre os grupos, além da predominância de classe funcional mais leve. A correlação positiva observada entre variáveis de volume corrente e volume minuto com o pulso de oxigênio, sugere que maiores volumes pulmonares talvez possam contribuir para uma melhor capacidade de transporte de oxigênio aos músculos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67605
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Talyssa Bia Santos e Santos.pdf
  Item embargado até 2027-01-15
1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons