Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67595

Comparte esta pagina

Título : Dietas restritivas como fator de risco da compulsão alimentar: uma análise com usuários do restaurante universitário da UFPE
Autor : ALBUQUERQUE, Maria Eduarda Pontes de
Palabras clave : Dietas restritivas; Compulsão alimentar; Estudantes universitários
Fecha de publicación : 15-dic-2025
Citación : ALBUQUERQUE, Maria Eduarda Pontes de. Dietas restritivas como fator de risco da compulsão alimentar: uma análise com usuários do restaurante universitário da UFPE. 2026. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação entre a prática de dietas restritivas e o comportamento de compulsão alimentar em estudantes frequentadores do Restaurante Universitário da UFPE. Tratou-se de um estudo transversal analítico descritivo com universitários de idade igual ou superior a 18 anos, aplicando-se um questionário presencialmente, contendo 16 questões a respeito da adoção dessas dietas. A amostra foi composta por 351 estudantes, com uma média de idade de 22 anos. Os resultados mostram que, apesar de 58,50% dos participantes apresentarem eutrofia, 52,29% estavam insatisfeitos com o peso corporal, além de possuírem uma discrepância relevante entre o estado nutricional real e a autopercepção corporal. As estratégias mais utilizadas pelos estudantes foram o jejum intermitente e a low carb, entretanto, 42,6% não conseguiram permanecer sob dieta por mais de um mês, tendo sido referido ganho de peso corporal nos 6 meses seguintes após a finalização da dieta. Também foi bastante relatado entre os universitários o aumento do desejo e procura por alimentos hiperpalatáveis; perda de controle na ingestão de alimentos tidos como ´proibidos`; o uso do consumo alimentar como forma de lidar com o estado emocional comprometido e sensações de culpa, angústia e/ou vergonha durante a ingestão de alimentos fora da dieta. Desse modo, verifica-se que as restrições alimentares não são uma alternativa eficiente para os indivíduos que buscam a perda de peso. Assim, nota-se o papel fundamental do nutricionista na desconstrução de tais práticas alimentares e na orientação quanto aos hábitos alimentares equilibrados e conscientes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67595
Aparece en las colecciones: (TCC) - Nutrição

Ficheros en este ítem:
File Description SizeFormat 
TCC - Maria Eduarda Pontes de Albuquerque.docx (3).pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons