Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67561

Compartilhe esta página

Título: Práticas pedagógicas voltadas à promoção de hábitos alimentares saudáveis em estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental
Autor(es): SOARES, Ellen Ariane Nunes
Palavras-chave: Alimentação Saudável; Autismo; Educação e inclusão; Hábitos alimentares; Práticas pedagógicas
Data do documento: 9-Dez-2025
Citação: SOARES, Ellen Ariane Nunes. Práticas pedagógicas voltadas à promoção de hábitos alimentares saudáveis em estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental. 2026. 39 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo, analisar propostas pedagógicas voltadas à formação de hábitos alimentares saudáveis em estudantes com TEA, destacando o papel das práticas lúdicas no Ensino Fundamental. A pesquisa parte da premissa de que crianças com TEA apresentam comportamentos alimentares atípicos, como seletividade alimentar, o que pode comprometer sua saúde nutricional e desenvolvimento. Considerando a importância da escola como espaço de inclusão e formação integral, o estudo explora a contribuição de ações educativas que envolvam a ludicidade e a adaptação curricular para atender às necessidades específicas desses alunos. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa bibliográfica em uma revisão qualitativa da literatura científica recente, abrangendo artigos disponíveis em bases como SCIELO, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Os resultados indicam que práticas pedagógicas que integram jogos, atividades sensoriais, envolvimento das famílias e ambientações favoráveis na escola favorecem a aceitação de novos alimentos e fortalecem os vínculos sociais. Então, no contexto escolar não pode restringir-se a recomendações nutricionais ou a simples oferta de alimentos adequados, é necessário considerar que a alimentação envolve não apenas o ato biológico de comer, mas também relações afetivas, sociais, simbólicas e pedagógicas. Por fim, conclui-se que uma atuação pedagógica planejada, sensível às características do TEA e comprometida com a inclusão, pode ser determinante na formação de hábitos alimentares saudáveis e na promoção da qualidade de vida desses estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67561
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Ellen Ariane.pdf392.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons