Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67535

Comparte esta pagina

Título : Prática Docente Antirracista de Professoras do Ensino Superior em Pernambuco e os Saberes do Movimento Negro
Autor : MESSIAS, Elizama Pereira
Palabras clave : Saberes do Movimento Negro; Educação Antirracista; Prática Pedagógica Antirracista; Pensamento Negro em Educação; Educação para as Relações Étnico-Raciais
Fecha de publicación : 29-ago-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MESSIAS, Elizama Pereira. Prática Docente Antirracista de Professoras do Ensino Superior em Pernambuco e os Saberes do Movimento Negro. 2025. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Esta pesquisa desenvolveu-se a partir da hipótese de que professoras/es que foram militantes orgânicos do Movimento Negro (MN), ou que sofreram sua influência indireta, incorporam à prática docente saberes construídos no âmbito desse movimento. Caso tal hipótese fosse confirmada, emergiria uma segunda questão: os saberes advindos do Movimento Negro podem contribuir para o desenvolvimento de uma educação antirracista?O campo empírico escolhido foi o Ensino Superior. Assim, o objetivo geral consistiu em identificar como os saberes do Movimento Negro são incorporados à prática docente de professoras negras atuantes em instituições de Ensino Superior de Pernambuco. Para a construção do referencial teórico, realizamos uma “revisão de literatura de tese” adaptando a revisão sistemática proposta por Okoli (2019). A busca foi realizada na BDTD e contemplou teses defendidas entre 2010 e 2020 que abordavam as seguintes categorias temáticas: Educação Antirracista, Educação Antirracista no Ensino Superior, Prática Docente Antirracista, Movimento Negro e Educação Antirracista.Também realizamos pesquisa bibliográfica exploratória, identificando autoras/es de referência, tais como: Gomes (2011, 2012, 2017, 2020, 2022), Domingues (2005, 2008b, 2024), Santos (2007), Silva (2000, 2023) e Pereira (2007, 2013, 2016, 2019, 2021). A pesquisa de campo baseou-se na metodologia da história oral temática, por meio de entrevistas narrativas com cinco professoras de quatro instituições de Ensino Superior de Pernambuco. A análise ocorreu por meio da triangulação de métodos, articulando as falas das participantes, o contexto social e o referencial teórico. Os resultados confirmam a hipótese inicial de que os saberes advindos do Movimento Negro influenciam a prática docente e expressam elementos constitutivos de uma educação antirracista. As narrativas também evidenciam a relevância atribuída pelas colaboradoras à atuação no Movimento Negro, bem como a influência desse movimento em suas formações e na educação brasileira. Com base nos achados, apresentamos contribuições para o debate sobre o pensamento negro em educação e delineamos aproximações sobre o que caracteriza uma prática pedagógica antirracista no Ensino Superior, em articulação com a educação para as relações étnico-raciais. Por fim, identificamos narrativas que dialogam com os saberes do Movimento Negro, conforme categorizados por Gomes (2017, 2022), evidenciando tratar-se de um campo de estudos promissor, que demanda maior exploração e integração aos processos de formação docente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67535
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Elizama Pereira Messias.pdf6.58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons