Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67491

Compartilhe esta página

Título: Perfil de atletas com deficiência da região Nordeste brasileira e do estado de Pernambuco nas Paralimpíadas Escolares 2023
Autor(es): Bispo, Laís de Lima
Palavras-chave: Lesões esportivas; Atletas com deficiências; Esportes para pessoas com deficiências.
Data do documento: 18-Dez-2025
Citação: Bispo, L.L. Perfil de atletas com deficiência da região nordeste brasileira e do Estado de Pernambuco nas Paralimpíadas Escolares 2023.2025 Trabalho de Conclusão de Curso (Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A prática esportiva entre jovens com deficiência é fundamental para promover inclusão social, desenvolvimento neuropsicomotor e melhora da qualidade de vida. Contudo, a participação em treinamentos intensos e competições pode aumentar o risco de lesões musculoesqueléticas. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar as lesões esportivas e descrever o perfil de atletas com deficiência da região Nordeste e do estado de Pernambuco que participaram das Paralimpíadas Escolares de 2023. Trata-se de um estudo observacional, realizado com 145 jovens atletas com deficiência física, visual ou intelectual, a partir de dados coletados por meio de questionários aplicados durante o evento. A amostra foi composta majoritariamente por estudantes do ensino fundamental, do sexo masculino e provenientes de escolas públicas. O atletismo representou a modalidade com maior número de participantes e concentrou os maiores relatos de lesão ou doença. A ocorrência geral de agravos foi baixa, correspondendo a 7,6% entre os atletas nordestinos e 12,1% entre os representantes de Pernambuco. As regiões anatômicas mais acometidas foram braços e panturrilhas. Conclui-se que os jovens atletas com deficiências avaliados apresentaram baixa incidência de lesões durante a competição. Esses achados ampliam a compreensão sobre o perfil de saúde e as lesões ocorridas em jovens atletas com deficiência do nordeste e do estado de Pernambuco, contribuindo para o desenvolvimento de políticas e intervenções que promovam segurança, desempenho e longevidade esportiva em competições escolares paralímpicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67491
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LAÍS DE LIMA BISPO, FISIOTERAPIA 2025.2.pdf
  Item embargado até 2026-12-29
TCC Laís de Lima Bispo - Fisioterapia, 2025.2.290.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons