Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67416

Compartilhe esta página

Título: Dinâmicas colaborativas na pesquisa em micoses negligenciadas: análise bibliométrica da produção científica brasileira na OpenAlex
Autor(es): Prazeres, Marcos Antônio da Silva Alves
Palavras-chave: colaboração científica; produção científica; micoses negligenciadas; bibliometria; OpenAlex
Data do documento: 9-Dez-2025
Citação: PRAZERES, Marcos Antônio da Silva Alves. Dinâmicas colaborativas na pesquisa em micoses negligenciadas: análise bibliométrica da produção científica brasileira na OpenAlex. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente estudo investiga as dinâmicas colaborativas empreendidas pelos atores científicos envolvidos na produção científica brasileira em micoses negligenciadas, indexadas na base OpenAlex. A abordagem bibliométrica possibilita identificar e analisar metadados multivalorados, favorecendo o estudo de fenômenos coocorrentes, assim, tem-se nos autores, instituições e palavras-chave o insumo para este tipo de pesquisa. Para a condução do estudo, adotaram-se as seguintes trilhas metodológicas: 1) Identificação das micoses caracterizadas como negligenciadas, com base nas listas divulgadas por instituições de referência na área, tais como a Organização Mundial de Saúde, a Drugs for Neglected Diseases initiative e a revista PLOS Neglected Tropical Diseases; 2) Construção da estratégia de busca a partir dos Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual de Saúde, de modo a alinhar os termos utilizados, assegurando uma boa compatibilidade com a literatura da área e a adequada recuperabilidade dos dados; 3) Recuperação da informação na OpenAlex, utilizando o mecanismo de busca que opera sobre título e resumo; 4) Tratamento e cruzamento dos dados, instrumentalizando-se do software Vantage Point para a aplicação de rotinas de mineração de dados e de texto; 5) Representação analítica dos dados no UCInet e VOSviewer, visando as análises das dinâmicas e a aplicação de métricas de redes: centralidade de grau, proximidade e intermediação. Enquanto resultados, foi possível observar: a) produção científica anual publicada ao longo de 63 anos, com o primeiro artigo datado de 1936; a partir da década de 1980 as publicações ocorreram anualmente de forma ininterrupta; b) distribuição das instituições mais produtiva por região, destacando a contribuição da Universidade de São Paulo, das universidades federais de Goiás, do Paraná e do Maranhão, assim como o Instituto Evandro Chagas; c) autores representativos, revelando Camargo, Zancopé-Oliveira, Almeida-Paes e Rodrigues como figuras colaborativas; e d) palavras-chave representativas, destacando temáticas e relações presentes na produção científica do campo. Assim, a análise das dinâmicas colaborativas mostrou-se um método eficaz para avaliar a produção científica brasileira sobre micoses negligenciadas em uma base internacional. Ao identificar os atores, este estudo desvelou redes de colaboração, evidenciando os agentes e suas interações no mundo científico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67416
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MarcosAntonioDaSilvaAlvesPrazeres.pdf
  Item embargado até 2026-12-29
1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons