Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67379

Compartilhe esta página

Título: CONTROLE DE QUALIDADE EM URINÁLISE LABORATORIAL: Uma revisão bibliográfica sobre sua evolução, eficiência e impacto
Autor(es): SANTOS, Allef Douglas Pinto dos
Palavras-chave: Controle de Qualidade; Urinálise; Urina; Erros
Data do documento: 1-Ago-2025
Citação: SANTOS, Allef Douglas Pinto dos. CONTROLE DE QUALIDADE EM URINÁLISE LABORATORIAL: Uma revisão bibliográfica sobre sua evolução, eficiência e impacto. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A Urinálise é um exame laboratorial de caráter simples, com baixo custo e não invasivo que possui como principal objetivo fornecer informações valiosas não somente sobre o sistema urinário, mas também de outros sistemas de um paciente. É um exame de baixo custo que é realizado de modo rápido e simples. Por ser um exame considerado prático e de alta relevância clínica, é comumente utilizado como panorama do estado de saúde de pacientes. Fornecendo auxílio em investigações, monitoramentos e prevenção de doenças, especialmente às ligadas ao trato urinário. Um exame de urinálise completo e abrangente deve incluir a utilização de fitas de reagentes, avaliação da densidade urinária e verificação do sedimento urinário. Mesmo quando a urina do paciente aparenta estar em bom estado, visualmente, ou quando resultados anteriores mostrem uma normalidade, a avaliação de todas essas etapas é imprescindível, pois algumas alterações microscópicas podem revelar doenças em estado inicial, contribuindo assim para um diagnóstico precoce, aumento a taxa de sobrevida. Dentro das análises clínicas, o setor de urinálise ocupa uma posição de extrema importância, dito isto, faz-se necessário que todos os seus processos sejam firmados a exigentes padrões de qualidade. Fazendo o controle de qualidade uma ferramenta essencial para esse contexto. A aplicação correta e objetiva de um controle de qualidade corrobora para melhoramentos em qualquer setor, trazendo redução em custos internos e externos. Como custos internos poderíamos agregar: retrabalhos, retestes, erros ou falhas em diagnósticos, já os custos externos estão atrelados às reclamações de pacientes e necessidades de recoleta. A eficiência de um bom controle de qualidade em urinálise pode ser observada, principalmente, por meio da redução de resultados falso-positivo, ou falso-negativo, garantindo maior segurança ao paciente e aumentando a confiabilidade nos diagnósticos. Dito isto, a implementação de padrões de controle de qualidade no setor de urinálise é indubitavelmente essencial para garantir resultados precisos e confiáveis.
Descrição: 9,3
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67379
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Allef Douglas Pinto dos Santos.pdf520.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons