Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67239

Comparte esta pagina

Título : Conservação de documentos raros como prática de salvaguarda do conhecimento: estudo de caso na sala Gláucio Veiga da Faculdade de Direito do Recife.
Autor : CORREIA, Williana Francisca
Palabras clave : Conservação de documentos; Documentos raros; Biblioteca universitária; Memória coletiva
Fecha de publicación : 5-dic-2025
Citación : CORREIA, Williana Francisca. Conservação de documentos raros como prática de salvaguarda do conhecimento: estudo de caso na sala Gláucio Veiga da Faculdade de Direito do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A conservação de documentos raros em bibliotecas é fundamental para a salvaguarda do patrimônio histórico e intelectual, garantindo a preservação da memória coletiva. Desse modo, a pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de conservação desenvolvidas na sala Gláucio Veiga, de documentos raros, adotada pela biblioteca da Faculdade de Direito do Recife. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa descritiva e exploratória, cujos procedimentos metodológicos incluíram análise documental, observação direta não participante e revisão bibliográfica, que permitiu identificar estratégias de conservação preventiva adotadas pela instituição, como o controle ambiental e acondicionamento. Os resultados demonstraram que, embora o espaço da Sala Professor Gláucio Veiga apresente boas práticas e infraestrutura adequada, ainda existem desafios relacionados à ordem financeira, especialmente no que se refere à aquisição de equipamentos, materiais específicos e à manutenção contínua das condições ambientais ideais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67239
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Williana Francisca Correia.docx.pdf4.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons