Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67219

Comparte esta pagina

Título : Adsorção de hidrocarboneto em biochar derivado de resíduos de madeira: investigações experimentais e modelagem numérica
Autor : COSTA, Ialy Rayane de Aguiar
Palabras clave : biochar ativado; hydrus-1D; curva de ruptura; simulação numérica; BRPs
Fecha de publicación : 29-sep-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COSTA, Ialy Rayane de Aguiar. Adsorção de hidrocarboneto em biochar derivado de resíduos de madeira: investigações experimentais e modelagem numérica. 2025. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A produção de óleo e gás consome grandes volumes de água doce e gera efluentes com elevadas concentrações de hidrocarbonetos e outros contaminantes. As barreiras reativas permeáveis (BRPs) configuram uma alternativa sustentável para a remediação de águas contaminadas, possibilitando a redução do impacto ambiental e o reaproveitamento de materiais de baixo custo. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de um biochar produzido a partir de resíduos de madeira na remoção de fenantreno de solução aquosa sob condições operacionais experimentais dinâmicas e com o auxílio de simulação numérica dos processos de transferência e transporte do contaminante. Foram construídas diferentes BRPs em escala de coluna utilizando biochar ativado com ZnCl2 e biochar não ativado como materiais reativo. Foram efetuados ensaios de cinética e de isoterma da adsorção do fenantreno, bem como ensaios de deslocamento miscível do fenantreno em colunas de leito fixo com diferentes alturas e material reativo. Foram efetuadas simulações numéricas computacionais para estimativa dos parâmetros de transporte com o modelo de dupla porosidade com não equilíbrio físico e químico utilizando o modelo Hydrus. Com relação aos modelos de cinética de sorção, os melhores resultados foram notados no modelo analítico de pseudo-segunda ordem. No tocante as isotermas de sorção, os dados experimentais apresentaram maior aderência ao modelo de Langmuir, com capacidade máxima de adsorção de 3,51 mg.g-1. Nos experimentos em coluna de leito fixo, o transporte foi predominantemente difusivo, e o biochar ativado demonstrou maior eficiência de retenção do fenantreno. Entre os modelos avaliados para ajuste à curva de ruptura de adsorção de fenantreno na coluna de biochar, o modelo de dupla porosidade com dois sítios de sorção implementado no Hydrus-1D apresentou a melhor capacidade de representar o transporte de fenantreno, ajustando de forma mais consistente as curvas de ruptura experimentais. Esse desempenho superior está associado à consideração explícita dos processos de não equilíbrio físico e químico, o que não é contemplado em modelos simplificados, como Thomas e Yoon-Nelson. De forma integrada, o estudo evidencia que o biochar, especialmente após ativação, é um material promissor e de baixo custo com potencial de aplicação em barreiras reativas voltadas à remediação sustentável de águas contaminadas por hidrocarbonetos. A pesquisa contribui para o avanço de tecnologias limpas e reforça o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67219
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Ialy Rayane de Aguiar Costa.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-12-10
3.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons