Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67159

Share on

Title: Delimitação de espécies e estrutura e genética do complexo Cryptanthus pickelii L.B.Sm. (BROMELIACEAE)
Authors: MAIA, Antônia Larissa da Silva
Keywords: Cryptanthus pickelii; Diversidade biológica; Floresta Atlântica; Genéticade Populações; Microssatélites nucleares; Morfometria
Issue Date: 31-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: MAIA, Antônia Larissa da Silva. Delimitação de espécies eestrutura e genética do complexo Cryptanthus pickelii L.B.Sm. (BROMELIACEAE). 2023. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O gênero Cryptanthus Otto & A.Dietr. (Bromeliaceae - Bromelioideae) é endêmico do Brasil, e inclui 68 espécies distribuídas ao longo da costa leste do país. Cryptanthus pickelii L.B.Sm., C. alagoanus Leme & J.A. Siqueira e C. pirambuensis D.M.C. Ferreira & Louzada estão restritas à Floresta Atlântica do Nordeste brasileiro e apresentam sobreposição de caracteres morfológicos que contribuem para que os limites interespecíficos não sejam bem definidos, classificando-as em um complexo de espécies. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo realizar a delimitação das espécies, por meio de parâmetros morfométricos, e da análise e caracterização da estrutura e diversidade genética. Para isso, foram realizados teste de amplificação cruzada em C. pickelii, C. alagoanus e C. pirambuensis, utilizando 17 locos de microssatélites nucleares desenvolvidos originalmente para espécies de diferentes subfamílias de Bromeliaceae. Dos 17 locos testados, nove foram polimórficos, e quatro foram selecionados para amplificação e genotipagem em seis populações do complexo. Análises morfométricas multivariadas de 24 caracteres vegetativos e reprodutivos foram realizadas em 82 indivíduos. Os resultados morfométricos mostraram quatro morfotipos, evidenciando que atualmente existem três entidades biológicas sendo tratadas sob um mesmo nome (C. alagoanus). A análise bayesiana dos SSR apresentou três grupos mais prováveis. C. alagoanus e C. pirambuensis são dois nomes dados à mesma espécie. Foi detectado uma estruturação genética distinta em duas populações de C. alagoanus, onde uma população passa a ser considerada como C. pickelii, e outra está em processo de especiação híbrida com C. zonatus. Esses resultados mostram a importância da hibridação para entendimento das relações evolutivas responsáveis pela diversificação e especiação em Bromeliaceae. Onde a integração das técnicas morfométricas e moleculares teve implicações significativas sobre a taxonomia e conservação dessas espécies, indicando populações prioritárias para o estabelecimento de unidades de conservação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67159
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biologia Vegetal

Files in This Item:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Antonia Larissa da Silva Maia.pdf2.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons