Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67126

Comparte esta pagina

Título : Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua associada a exercícios fonoaudiológicos na diadococinesia em pessoas com Doença de Parkinson
Autor : SILVA, NICOLLE ATILLIANE AMORIM DE FARIAS
Palabras clave : Estimulação Transcraniana por corrente contínua, Doença de Parkinson, Cerebelo, Córtex motor primário, Diadococinesia oral e laríngea.
Fecha de publicación : 15-ago-2025
Citación : SILVA, Nicolle Atilliane Amorim de Farias. Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua associada a exercícios fonoaudiológicos na diadococinesia em pessoas com Doença de Parkinson. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Fonoaudiologia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Objetivo: Verificar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua associada ao exercício com o tubo flexível imerso em água e tarefas de fala na diadococinesia (DDC) laríngea e oral de pessoas com Doença de Parkinson. Método: Trata-se de um estudo de casos, com 10 participantes de ambos os sexos (média de idade: 66 anos). A coleta ocorreu com dois grupos compostos por cinco participantes, para realização de dez sessões de intervenção, com avaliação inicial efinal. Um grupo recebeu a estimulação anódica cerebelar; o outro estimulação no córtex motor primário (M1). Concomitante às estimulações, foram realizados exercícios com tudo flexível de silicone e tarefas de fala. Para avaliação da DDC laríngea solicitou-se a emissão das vogais /a/ e /i/ entrecortadas, tão rápido quanto possível, e do /ɛ/ sustentado para análise da qualidade vocal. Requisitou-se a emissão de /pataka/ repetidamente, para análise da DDC oral e frequência dos formantes. Resultado: Apesar de não haver diferenças significativas entre as avaliações pré e pós intervenção, observou-se tendências diferentes nos dois grupos. No grupo cerebelar, houve um aumento nas repetições das vogais /a/ e /i/; no grupo M1 foi observado um aumento de repetição do vocábulo /pataka/, e diminuição na duração deste, assim como aumento dos valores de F1 e F3. Conclusão: Os resultados sugerem que a aplicação da tDCS pode potencializar os ganhos da terapia, de acordo com a área estimulada. Assim, esta técnica segura e de baixo custo, pode ser uma ferramenta adjuvante na terapia vocal para as pessoas com DP.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67126
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fonoaudiologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Nicolle Atilliane Amorim de Farias Silva.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-12-01
532.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons