Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67091

Compartilhe esta página

Título: Efeito das técnicas de polimento sobre uma resina impressa 3D para prótese provisória: um estudo in vitro sobre rugosidade superficial e resistência mecânica.
Autor(es): Silva, Milena Pereira da Silva
Palavras-chave: Restauração Dentária Temporária; Polímeros; Impressão Tridimensional; Propriedades de Superfície; Resistência à Flexão
Data do documento: 29-Jul-2025
Citação: Silva, Milena Pereira da. EFEITO DE TÉCNICAS DE POLIMENTO SOBRE UMA RESINA IMPRESSA 3D PARA PRÓTESE PROVISÓRIA: m estudo in vitro sobre rugosidade superficial e resistência mecânica. 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Objetivo: avaliar o efeito de técnicas de polimento sobre uma resina impressa 3D para prótese provisória, através de um estudo in vitro sobre rugosidade superficial e resistência mecânica. Metodologia: Os espécimes em barra (25 x 12 x 2 mm) foram confeccionados utilizando a resina impressa 3D para provisórios pelo método de impressão digital por luz através de um ângulo de 0° com a plataforma. Foram formados três grupos experimentais (N=10), ausência de polimento (AP), polimento mecânico (PM) e polimento químico (PQ). Foram realizadas a análise da superfície pelo estereomicroscópio e da rugosidade superficial pelo microscópio confocal através dos parâmetros de Ra, Rz e Rz. Assim como foi avaliada a resistência e módulo de flexão, em sequência analisado o padrão de fratura. Os dados de rugosidade superficial, resistência e módulo à flexão foram submetidos ao teste estatístico Anova 1 Fator (p < 0,05), seguido pelo Teste de Tukey quando identificado diferença estatisticamente significativa entre grupos. Os achados da análise superficial e da fratura foram apresentados de forma qualitativa. Resultados: As superfícies apresentaram-se distintas após alteração superficial. Os valores de Ra (p=0,003) e Rq (p=0,002) apresentaram diferenças estatísticas entre grupos (p=0,003), contudo os resultados de Rz não mostram significância (p=0,063). Com relação à resistência (p=0,000) e módulo (p=0,002) de flexão, as técnicas de polimento apresentaram resultados estatisticamente significativos entre os grupos experimentais. Conclusão: As técnicas de polimento testadas sobre uma resina impressa 3D para prótese provisória, nesta pesquisa, demonstraram influência significativa sobre os valores de Ra, Rq, resistência e módulo de flexão. Contudo, não apresentam efeito significativo sobre os valores de Rz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67091
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Milena Pereira da Silva (1).pdf
  Item embargado até 2026-12-10
591.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons