Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67055

Compartilhe esta página

Título: Reconfiguração Espacial em Lotes Urbanos: Explorando Modelos de Adensamento Habitacional Horizontal e de Baixa Verticalização no Bairro da Várzea, Recife-PE
Autor(es): JÚNIOR, Marconde Félix Leal
Palavras-chave: Arquitetura popular; Adensamento não verticalizado; Várzea; Adensamento construtivo
Data do documento: 23-Out-2024
Citação: JUNIOR, Marconde Felix Leal. Reconfiguração Espacial em Lotes Urbanos: Explorando Modelos de Adensamento Habitacional Horizontal e de Baixa Verticalização no Bairro da Várzea, Recife-PE. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo propõe o desenvolvimento de um processo projetual abrangente, que compreende desde a análise urbanística até a elaboração de simulações de ocupação em nível de anteprojeto para usos residenciais no bairro da Várzea, em Pernambuco. Inicialmente, a pesquisa busca refletir sobre as diversas formas de adensamento urbano, com o intuito de realizar uma análise sucinta da consolidação e expansão desse processo na cidade do Recife. A investigação, em seguida, se concentra em compreender a expansão do adensamento para áreas suburbanas, tomando o bairro da Várzea como estudo de caso para discutir o desenvolvimento urbano atrelado ao aumento populacional. A partir dessa compreensão, fundamenta-se a escolha de estudar tipologias residenciais que permitam um grau adequado de adensamento construtivo e populacional, sem recorrer às tipologias verticais multifamiliares. Posteriormente, o trabalho busca estabelecer um referencial teórico e prático que norteie a concepção e o desenho dessas tipologias, levando em consideração fatores ambientais, urbanos e de segurança. Com base nesses estudos, são definidas diretrizes para a formulação do projeto arquitetônico. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver tipologias habitacionais multifamiliares que proporcionem a continuidade do adensamento populacional sem recorrer à verticalização. Ao pensar dessa forma, busca-se criar um modelo que se adeque melhor à atmosfera local, além de ampliar e tornar o processo de adensamento mais acessível e economicamente viável, promovendo uma construção mais justa e distribuída. Dessa forma, pretende-se oferecer uma alternativa à implantação mecânica de torres isoladas com tipologia de apartamentos. Por fim, este estudo visa realizar uma reflexão sobre a inserção das tipologias desenvolvidas no contexto urbano e o nível de adensamento populacional alcançado com essas soluções em uma simulação comparativa com outras formas de ocupação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67055
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Marconde Félix Leal Junior.pdf58.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons