Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6705
Título: Variabilidade cromossômica nos tenebrionídeos Zophobas aff. confusus e Nyctobates gigas (coleoptera, tenebrioninae)
Autor(es): de Castro Lira Neto, Amaro
Palavras-chave: Tenebrionídeos;Bandeamento C;Ag;Fluorocromos
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Castro Lira Neto, Amaro; José de Souza Lopes, Maria. Variabilidade cromossômica nos tenebrionídeos Zophobas aff. confusus e Nyctobates gigas (coleoptera, tenebrioninae). 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Genética, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Cromossomos meióticos e mitóticos de Zophobas aff. confusus e Nyctobates gigas (Tenebrionidae) foram estudados através de coloração convencional, bandeamento C, coloração com nitrato de prata e os fluorocromos CMA3 e DAPI. Zophobas aff. confusus apresentou 2n=20 (9+Xyp) e cromossomos meta-submetacêntricos. Nyctobates gigas exibiu 2n=18 (8+neoXY) e cromossomos metacêntricos, submetacêntricos e acrocêntricos. O bandeamento C revelou grandes blocos de heterocromatina constitutiva (HC) pericentroméricos em todos os cromossomos de ambas as espécies. Contudo, os resultados obtidos com o CMA3 e com o DAPI revelaram variação interespecífica quanto à composição da HC. Os dois fluorocromos marcaram a HC de Z. aff. confusus, entretanto o DAPI apresentou uma coloração mais brilhante. Os blocos CMA3 pericentroméricos de N. gigas foram de tamanhos similares àqueles detectados pelo bandeamento C. Blocos DAPI não foram detectados nessa espécie. A coloração com nitrato de prata revelou uma RON localizada no bivalente Xyp de Z. aff. confusus e uma RON autossômica em N. gigas. Na primeira espécie o bivalente sexual mostrou marcação durante a prófase I da meiose até a metáfase I. A prata também marcou as regiões de HC em N. gigas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6705
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Genética

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6325_1.pdf611,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.