Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66993

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do processo de transferência de calor na etapa de formação da bateria automotiva
Autor(es): ALVES, Iasmin Benvinda Pereira
Palavras-chave: Eficiência industrial; Recirculação de água; Processo de formação; Baterias chumbo-ácido; Ferramentas da qualidade
Data do documento: 11-Ago-2025
Citação: ALVES, Iasmin Benvinda Pereira. Avaliação do processo de transferência de calor na etapa da formação da bateria automotiva. 2025. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologias e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo propor melhorias no sistema de recirculação de água utilizado na etapa de carga das baterias chumbo-ácido, conhecida como etapa de formação, em uma indústria de acumuladores elétricos. Essa fase é crítica devido à longa duração e à necessidade de controle rigoroso de variáveis como tempo e temperatura. A pesquisa concentrou-se na temperatura da água de resfriamento, identificada como fator relevante para a produtividade, por impactar diretamente o tempo de carga. Foram aplicadas ferramentas como análise de tempos, brainstorming, método de tentativa e erro e matriz de priorização, com o intuito de identificar as principais causas do problema. A coleta de dados ocorreu por meio de medições com termômetro industrial, observações diretas no processo e análise de registros do sistema de monitoramento da empresa. A partir das informações levantadas, elaborou-se um plano de ação que incluiu a reprogramação do tempo de recirculação da água e a prototipagem das melhorias. Como resultado, obteve-se uma redução de uma hora no tempo total do ciclo de formação, passando de 23h13 para 22h13, o que resultou em um aumento de produtividade de 357 baterias por mês no banco de testes. A projeção para toda a seção indica um ganho de 9.286 baterias mensais, com impacto financeiro estimado em R$ 98.636,00 por mês. Conclui-se que a aplicação estruturada de ferramentas da qualidade contribuiu significativamente para a melhoria do processo, promovendo eficiência operacional e ganhos econômicos para a empresa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66993
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Iasmin Benvinda Pereira Alves.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons