Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6696
Título: Epitopos, sítios de trans-encadeamento e poli-adenilação na HSP83 de Leishmania chagasi : uma análise in silico
Autor(es): Lins Galdino, Márcio
Palavras-chave: Regiões não traduzidas; Leishmania chagasi
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lins Galdino, Márcio; Paes de Andrade, Paulo. Epitopos, sítios de trans-encadeamento e poli-adenilação na HSP83 de Leishmania chagasi : uma análise in silico. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Genética, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: A compreensão dos mecanismos de controle da expressão gênica e do processamento de RNA em Leishmania chagasi é importante na abertura de novos caminhos para o desenvolvimento de drogas e vacinas que poderão ser aplicadas no controle da leishmaniose visceral. A abundância de informação genética fornecida pelo Programa Genoma Nordeste (ProGeNE) para este parasito permite um estudo amplo de vários aspectos da genética e da biologia molecular da Leishmania chagasi. Neste estudo, o cluster montado com seqüências homólogas ao gene de HSP83 foi detalhadamente comparado a genes ortólogos de outros tripanossomatídeos, em busca de padrões que identificassem os sinais de trans-encadeamento e poli-adenilação, ainda não definidos para este parasito. Os resultados, amparados por uma análise similar envolvendo outros clusters completos do transcriptoma de L. chagasi, identificam claramente os sítios de processamento nos genes estudados, não apenas na L. chagasi, mas nos demais tripanossomatídeos para os quais seqüências de bases compreendendo as regiões 5 - não traduzida ou 3 - não traduzida para os genes em questão estão disponíveis em bancos de dados públicos. A região 3 - não traduzida mostrou-se especialmente adequada para estudos filogenéticos de espécies de Leishmania evolutivamente próximas. Além disso, as regiões variáveis na seqüência de aminoácidos da HSP83, evidenciadas pelo alinhamento com seqüências ortólogas em outros cinetoplastídeos e em organismos não relacionados, são candidatas a albergar um ou mais epitopos de linfócitos B e T, reconhecidos na infecção natural pelo parasito no homem e no cão, como também durante imunização com HSP83 purificada ou recombinante
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6696
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Genética

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6323_1.pdf559,92 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.