Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66915

Compartilhe esta página

Título: Relação entre procrastinação e matemática: um estudo com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste pernambucano.
Autor(es): NASCIMENTO, Pedro Henrique Daniel do
Palavras-chave: Procrastinação; Matemática; Tempo; Modernidade Líquida.
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: NASCIMENTO, Pedro Henrique Daniel do. Relação entre procrastinação e matemática: um estudo com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste pernambucano.2025 Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matematica-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025
Abstract: A procrastinação acadêmica (Kerbauy,1999) se caracteriza pela deliberada escolha de adiar atividades relacionadas ao estudo e pode levar ao acúmulo de tarefas, à não realização delas ou à má qualidade da realização. Esse fenômeno em Matemática, que é uma disciplina que carrega o estigma de difícil e complexa (Costa,2017), pode ser maximizado ao ser usado como forma de escape pelos estudantes. Devido procrastinar ser um ato relacionado ao tempo, transfere-se para o futuro obrigações presentes, analisaremos a questão sob a ótica de Deleuze (2003) que define o tempo delimitado para realização de tarefas como Cronos e o tempo que interage com as experiências passadas e perspectivas futuras como Aion. Destarte, a presente pesquisa, qualitativa e descritiva, tem como objetivo relacionar a procrastinação acadêmica com a disciplina Matemática nos estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste pernambucano, visando responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a relação da procrastinação com a disciplina matemática nos estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste pernambucano? Foi aplicado um questionário que revelou como a procrastinação neste grupo de estudantes está intimamente ligada às experiências negativas com a disciplina Matemática e, embora alguns tenham mencionado gostar da matéria, a dificuldade percebida é um fator motivador para a procrastinação, sendo o fator gostar indiferente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66915
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Henrique Daniel do Nascimento.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons