Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66880

Compartilhe esta página

Título: A prática da Terapia Ocupacional com idosos: a estimulação cognitiva na teleconsulta, uma revisão da literatura.
Autor(es): VIANA, Elayne Dias da Silva
Palavras-chave: Terapia Ocupacional; Idoso; Estimulação Cognitiva; Teleconsulta; Telemonitoramento
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: VIANA, Elayne. A prática terapêutica ocupacional com idosos: a estimulação cognitiva na teleconsulta, uma revisão da literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: O processo de envelhecimento populacional é um fenômeno universal. A cognição é identificada como um dos componentes de desempenho para a realização das atividades da vida diária. A presença do declínio cognitivo tem correlação direta com a autonomia e independência do idoso. As intervenções de estimulação cognitiva podem ser utilizadas por terapeutas ocupacionais com o objetivo de prevenir, manter e até mesmo retardar as alterações orgânicas e funcionais. Diante do cenário pandêmico, os terapeutas ocupacionais adotaram as modalidades de atendimento em formato remoto, para assistir aos idosos. O objetivo deste trabalho consiste em revisar a literatura para identificar estudos que abordem a prática do treino/estimulação/reabilitação cognitiva com idosos, realizados de forma remota através de teleconsulta, teleconsultoria e/ou telemonitoramento por terapeutas ocupacionais. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de trabalhos produzidos nos últimos cinco anos, no período entre 2020 e 2025. Resultados: Foram selecionados oito artigos para leitura na íntegra, dos quais todos atenderam aos critérios de inclusão, sendo estes selecionados para análise. Discussão: A teleconsulta e o telemonitoramento foram as estratégias mais utilizadas nos estudos encontrados sobre o tema. Os atendimentos eram realizados de forma individual ou grupal. As atividades e jogos aplicados durante as intervenções, foram utilizados com objetivo de treinar e estimular funções cognitivas. Conclusão: Relatou-se melhora na qualidade de vida, aumento e/ou manutenção das capacidades cognitivas e funcionais, além de maior autonomia e participação social dos idosos. Evidenciou-se também a importância do vínculo entre terapeutas, pacientes e cuidadores no processo de cuidado e na necessidade de suporte e apoio na aproximação com as tecnologias de comunicação e informação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66880
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elayne Dias da Silva Viana.pdf
  Item embargado até 2027-11-12
292.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons