Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66822

Compartilhe esta página

Título: Efeitos da suplementação com óleo de linhaça sobre o estresse oxidativo e a ingestão alimentar em ratas expostas à dieta obesogênica durante a gestação e lactação
Autor(es): SILVA, Gemerson Clemenson da
Palavras-chave: Ácido linolênico; Suplementação alimentar; Transtornos metabólicos
Data do documento: 7-Ago-2025
Citação: SILVA, Gemerson Clemenson da. Efeitos da suplementação com óleo de linhaça sobre o estresse oxidativo e a ingestão alimentar em ratas expostas à dieta obesogênica durante a gestação e lactação. 2025. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: INTRODUÇÃO: O aumento da obesidade e o sobrepeso representa um problema crescente para a saúde pública, associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças metabólicas. OBJETIVO: Avaliar os efeitos da suplementação alimentar com óleo de linhaça, durante a gestação e a lactação, sobre os parâmetros metabólicos em ratas Wistar alimentadas com dieta AIN-95G ou obesogênica. MÉTODOS: Foram utilizadas ratas Wistar, alocadas em grupos experimentais, grupo controle (CT) – dieta AIN-93G; grupo controle óleo de linhaça (CTOL) – suplementado com óleo de linhaça; grupo obesogênico (OB) – dieta rica em carboidratos e lipídios, além da oferta concomitante de leite condensado e grupo obesogênico óleo de linhaça (OBOL) – suplementado com óleo de linhaça e suplementação com óleo de linhaça. E avaliado a ingestão alimentar e investigar a peroxidação lipídica malondialdeído (MDA) e os níveis de glutationa (GSH) no tecido cardíaco e renal. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Uso Animal (CEUA) da UFPE e aprovado sobre o número: 0072/2024. RESULTADOS: A dieta obesogênica nas genitoras reduziu a ingestão de energia, carboidratos, proteínas e lipídios na segunda semana de lactação. O MDA e GSH não diferiram entre grupos no tecido cardíaco, mas aumentou no tecido renal do grupo OBOL. O GSH elevou-se apenas no grupo OB em relação ao CT. CONCLUSÃO: A dieta obesogênica nas genitoras prejudica a homeostase metabólica e redox das genitoras, e a suplementação com óleo de linhaça mostrou efeitos limitados, indicando a necessidade de mais estudos sobre sua dose, duração e associações com outras terapias nutricionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66822
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gemerson Clemenson da Silva.pdf
  Item embargado até 2026-11-10
1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons