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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66654

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Title: Mulheres, educação superior e ciência no Brasil: reflexões sobre as desigualdades, lutas e resistências no pós-pandemia.
Authors: ANTAS, Alice Carolina Ramos
Keywords: Mulheres; Educação Superior; Patriarcado; Capitalismo; Racismo
Issue Date: 21-Aug-2025
Citation: ANTAS, Alice Carolina Ramos. Mulheres, educação superior e ciência no Brasil: reflexões sobre as desigualdades, lutas e resistências no pós-pandemia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre as desigualdades sociais atuais e suas repercussões nas relações sociais de gênero que desafiam o acesso e a permanência das mulheres ao ensino superior público no Brasil, bem como nos espaços de produção científica. A metodologia adotada subsidiou-se na pesquisa exploratória e bibliográfica, permitindo aproximação inicial com o tema, indo para além da factualidade dos fenômenos, a partir do resgate, análise e considerações de produções publicadas. Somando a isso, fez-se o uso da abordagem qualitativa de análise dos dados. A sistematização contém alguns aspectos gerais que envolvem a divisão sexual e racial do trabalho no contexto da sociedade brasileira. Isto a partir de da contextualização das relações sociais de gênero (e sexo) no sistema capitalista e como a imbricação entre opressão e exploração é oportunamente utilizada para a manutenção do status quo, e como o cenário pandêmico enfatizou as profundas desigualdades existentes na sociedade brasileira, entre elas a social, racial e de gênero. Também foram abordadas questões relativas às desigualdades refletidas na educação superior no Brasil num contexto de avanço do neoconservadorismo, destacando como desde de sua origem, a educação no capitalismo é um espaço excludente, moldado sobre interesses classistas, racistas e sexistas. Diante desse contexto, destacam-se resistências e novas formas de organização, no caso, de mulheres que questionam as estruturas e atuam na pauta de enfrentamento às desigualdades de gênero na ciência e nas Universidades. Essas organizações, ao decorrer do trabalho de conclusão de curso, no intuito de identificar as principais expressões dessa desigualdade, pautas e lutas atuais, tornaram-se as principais interlocutoras, demonstrando que muito se avançou em relação ao espaço das mulheres na ciência, mas que as desigualdades permanecem, fruto da relação estrutural entre capitalismo e patriarcado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66654
Appears in Collections:(TCC) - Serviço Social

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