Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66649
Compartilhe esta página
Title: | Educação de Gênero e Ensino de História: Uma Leitura Crítica das Canções Brasileiras |
Authors: | MARQUES, Ana Mendonça |
Keywords: | Educação de Gênero; Canções brasileiras; Mulheres |
Issue Date: | 22-Aug-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MARQUES, Ana Mendonça. Educação de gênero e ensino de história: uma leitura crítica das canções brasileiras. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A canção, enquanto expressão cultural e fonte histórica, apresenta-se como uma ferramenta potente para o ensino e a promoção da educação de gênero no espaço escolar. A pesquisa teve como objetivo analisar canções brasileiras que retratam as mulheres, identificando estereótipos e desigualdades nas relações de gênero, promovendo, no ensino de História, uma reflexão crítica sobre práticas de dominação e resistência associadas às conquistas dos direitos das mulheres nas legislações brasileiras, entre o final do século XIX e o século XXI. A pesquisa documental investigou leis que dispõem sobre os direitos das mulheres; quatro canções brasileiras e a capa de um disco de vinil; além de relatórios do ECAD (2021–2023) e rankings das plataformas Crowley (2017 2024) e Spotify que evidenciam a permanência da objetificação e subalternização das mulheres na música popular. A revisão bibliográfica demarcou as categorias sexo, gênero e patriarcado, relacionando-as com outros marcadores como classe e raça, apresentando a história das lutas e conquistas de direitos das mulheres no Brasil e como isso se personifica nas canções. A partir da experiência-laboratório de duas disciplinas eletivas vivenciadas no ano de 2024 – nas turmas do Ensino Médio na Escola Técnica José Joaquim da Silva Filho, localizada em Vitória de Santo Antão (PE) – propusemos o produto pedagógico com as disciplinas Mulheres na Música do Brasil e A Música Brasileira Ecoa os Sons da Dominação e da Resistência, que tratam da análise crítica de canções brasileiras para promover a educação de gênero no ensino médio, incentivando estudantes a compreenderem como a música expressa e contesta desigualdades históricas vividas pelas mulheres ao longo do tempo, contribuindo para o enfrentamento de preconceitos e para a construção de uma educação mais inclusiva e reflexiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66649 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ana Mendonca Marques.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License