Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66647

Compartilhe esta página

Título: Uma Verdade obsoleta: imaginando paradigmas da finitude da verdade
Autor(es): FERREIRA, Bruno Alves
Palavras-chave: Filosofia da comunicação; Regimes da verdade; Fenomenologia hermêutica; Estética política; Morte na imagem
Data do documento: 10-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Bruno Alves. Uma verdade obsoleta: imaginando paradigmas da finitude da verdade. 2025. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa é uma especulação filosófica descritiva em torno de um paradigma no qual a Verdade como conceito seria possível de ser acometida pela morte e das imaginações que a representam alegoricamente poderiam mostrá-la. Através de um trajeto imagético que mistura genealogia da imagem, teoria da complexidade e fenomenologia hermenêutica elaboro historicamente as séries de relações que permitiriam as mutações da Verdade através dos paradigmas que a sustentavam ontologicamente nos tempos. A série faz um longo caminho de cerca de quatro séculos: do paradigma solar Divino da Verdade criado e manifestada por Deus, ao empoderamento da humanidade e do conhecimento em meio à escuridão no paradigma iluminado, à mortalidade da Verdade durante a crise de uma verdade alienada do mundo, e, finalmente, os primeiros indícios do paradigma da sua obsolescência onde o maquinismo planetário se tornaria sua principal mediação de surgimento no mundo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66647
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Bruno Alves Ferreira.pdf10,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons