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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66634

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorUCHÔA, Roberta Salazar-
dc.contributor.authorCASTRO, Leonildes Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-10-20T18:26:41Z-
dc.date.available2025-10-20T18:26:41Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.date.submitted2025-08-20-
dc.identifier.citationCastro, Leonildes Rodrigues de. Serviço Social e Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista e da sua Familia / Leonildes Rodrigues de Castro, Rebeca Helena Queiroz Rocha, Recife, 2025, 55ppt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66634-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractTrabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo os direitos sociais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de suas famílias, à luz das legislações brasileiras e da atuação profissional do Serviço Social. A escolha do tema justifica-se pela crescente incidência de diagnósticos de TEA no Brasil, pelas demandas específicas desse público e pelos inúmeros obstáculos enfrentados na efetivação de direitos fundamentais, como saúde, educação, assistência social e inclusão. O objetivo geral deste estudo é analisar a trajetória histórica, os direitos conquistados e os instrumentos legais voltados às pessoas com TEA e suas famílias, refletindo sobre o papel estratégico do Serviço Social na sua efetivação. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com ênfase na análise bibliográfica e documental. Para isto, foram examinadas produções científicas de autores/as que discutem a inclusão, os direitos das pessoas com deficiência, as políticas sociais e a atuação do Serviço Social, além de marcos legais relevantes, como a Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), a Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência – LBI) e a Lei nº 13.977/2020 (Lei Romeo Mion). Os resultados revelam que, embora o ordenamento jurídico brasileiro reconheça as pessoas com TEA como sujeitos de direitos, há uma lacuna entre a legislação e sua aplicação concreta, pois persistem desafios como a precarização das redes de atenção, a escassez de profissionais qualificados, a responsabilização excessiva das famílias — especialmente das mulheres — pelos cuidados, e o estigma ainda associado ao TEA. Nesse contexto, o Serviço Social se configura como uma profissão essencial, ao atuar com ética, criticidade e compromisso social, promovendo a escuta qualificada, a articulação intersetorial, a construção de redes de apoio e a defesa intransigente dos direitos humanos e da justiça social. Conclui-se que a garantia dos direitos das pessoas com TEA exige o fortalecimento do Estado enquanto promotor de proteção social, a ampliação e financiamento das políticas públicas inclusivas para transformar desigualdades em oportunidades de cidadania plena e dignidade para todas as pessoas, independentemente de sua condição.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDireitos sociaispt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleServiço Social e Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e da sua Famíliapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLattesttp://lattes.cnpq.br/0648539660871452pt_BR
dc.subject.cnpq58p.pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

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