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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66633
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LEÃO, Maria Sandra Montenegro S. | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Roberta da Silva Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-20T18:16:25Z | - |
dc.date.available | 2025-10-20T18:16:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-20 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Roberta da Silva; LEÃO, Maria Sandra Montenegro S..Cidadania com princípio constitucional e a Educação como seu dispositivo à luz dos Direitos Humanos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66633 | - |
dc.description.abstract | Este artigo aborda o tema da Cidadania e dos Direitos Humanos, resultado de uma pesquisa elaborada ao longo do primeiro semestre de 2025 em que estuda o documento orientador das propostas pedagógicas da Educação pernambucana, o Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental, e pretende analisar o que o documento compreende como Cidadania, identificar suas concepções de Educação em Direitos Humanos e se essas concepções se aproximam da Educação Libertadora de Paulo Freire, bem como, mapear as proposições do documento para o fortalecimento da equidade social. A pesquisa, de abordagem qualitativa, exploratória e documental, utilizou a proposta curricular de Pernambuco como objeto de estudo, à luz de teóricos como Paulo Freire e sua teoria da Educação Libertadora. A análise aponta que o documento propõe a Educação em Direitos Humanos (EDH) como tema transversal e integrador, alinhando se à concepção freiriana de educação problematizadora e dialógica. A Proposta Curricular se aproxima da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, o que aponta uma educação como instrumento de resistência, de emancipação e de promoção dos Direitos Humanos, formando sujeitos críticos, participativos, conscientes dos seus direitos e deveres, tornando-os cidadãos ativos. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação Libertadora | pt_BR |
dc.subject | Equidade Social | pt_BR |
dc.subject | Currículo de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Cidadania com princípio constitucional e a Educação como seu dispositivo à luz dos Direitos Humanos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0975857201144898 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2562864342968393 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4950-0837 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC ROBERTA DA SILVA RODRIGUES.pdf | TCC ROBERTA DA SILVA RODRIGUES | 770,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_assinado (1) (1).pdf | TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE AUTODEPOSITO | 103,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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