Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66633

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Maria Sandra Montenegro S.-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Roberta da Silva Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-10-20T18:16:25Z-
dc.date.available2025-10-20T18:16:25Z-
dc.date.issued2025-10-13-
dc.date.submitted2025-10-20-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Roberta da Silva; LEÃO, Maria Sandra Montenegro S..Cidadania com princípio constitucional e a Educação como seu dispositivo à luz dos Direitos Humanos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66633-
dc.description.abstractEste artigo aborda o tema da Cidadania e dos Direitos Humanos, resultado de uma pesquisa elaborada ao longo do primeiro semestre de 2025 em que estuda o documento orientador das propostas pedagógicas da Educação pernambucana, o Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental, e pretende analisar o que o documento compreende como Cidadania, identificar suas concepções de Educação em Direitos Humanos e se essas concepções se aproximam da Educação Libertadora de Paulo Freire, bem como, mapear as proposições do documento para o fortalecimento da equidade social. A pesquisa, de abordagem qualitativa, exploratória e documental, utilizou a proposta curricular de Pernambuco como objeto de estudo, à luz de teóricos como Paulo Freire e sua teoria da Educação Libertadora. A análise aponta que o documento propõe a Educação em Direitos Humanos (EDH) como tema transversal e integrador, alinhando se à concepção freiriana de educação problematizadora e dialógica. A Proposta Curricular se aproxima da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, o que aponta uma educação como instrumento de resistência, de emancipação e de promoção dos Direitos Humanos, formando sujeitos críticos, participativos, conscientes dos seus direitos e deveres, tornando-os cidadãos ativos.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducação Libertadorapt_BR
dc.subjectEquidade Socialpt_BR
dc.subjectCurrículo de Pernambucopt_BR
dc.titleCidadania com princípio constitucional e a Educação como seu dispositivo à luz dos Direitos Humanospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0975857201144898pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2562864342968393pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4950-0837pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ROBERTA DA SILVA RODRIGUES.pdfTCC ROBERTA DA SILVA RODRIGUES770,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_assinado (1) (1).pdfTERMO DE AUTORIZAÇÃO DE AUTODEPOSITO103,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons