Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66628
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRITO, Danyella Juliana Martins de | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Pedro Henrique de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-20T16:52:27Z | - |
dc.date.available | 2025-10-20T16:52:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-15 | - |
dc.identifier.citation | Ferreira, Pedro. Os retornos da escolaridade no Brasil urbano e os efeitos da pandemia da COVID-19. 2025. Trabalho de conclusão de curso de Ciências econômicas - Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66628 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa os retornos salariais educacionais no Brasil urbano entre 2012 e 2024, com enfoque especial no efeito da COVID-19 sobre os rendimentos individuais, considerando as diferenças de gênero. Com base na estratégia empírica de Patrinos e Rivera-Olvera (2024), e dados da PNAD-Contínua, são estimados modelos que mensuram os retornos da escolaridade sobre o salário-hora dos indivíduos ao longo do tempo, ponderando a possível seletividade amostral. Os resultados gerais indicam que, cada ano adicional de estudo eleva significativamente o salário-hora entre 2012 e 2024, com ganhos maiores para maiores níveis educacionais. Também é possível constatar que a crise da pandemia teve menor impacto para os indivíduos com níveis mais elevados de escolaridade, a recuperação da renda no período da crise e para a estabilidade da renda entre homens e mulheres. Os achados da pesquisa reforçam a importância do investimento em educação para aumentar a renda dos indivíduos e para maior estabilidade salarial no mercado de trabalho. Assim, os achados reforçam a necessidade de políticas públicas que ampliem o acesso à educação de qualidade, destacando seu papel fundamental tanto na elevação dos rendimentos individuais quanto na construção de uma força de trabalho mais resiliente a choques econômicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Retornos da escolaridade | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades | pt_BR |
dc.title | Os retornos da escolaridade no Brasil urbano e os efeitos da pandemia da COVID-19. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7553061107778755 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2513139681910896 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzes the educational wage returns in urban Brazil between 2012 and 2024, with a special focus on the effect of COVID-19 on individual earnings, taking into account gender differences. Based on the empirical strategy of Patrinos and Rivera-Olvera (2024), and using data from the Continuous National Household Sample Survey (PNAD-Contínua), models are estimated to measure the returns to schooling on individuals’ hourly wages over time, accounting for potential sample selectivity. The overall results indicate that each additional year of schooling significantly increases hourly wages between 2012 and 2024, with higher gains for higher educational levels. It is also possible to observe that the pandemic crisis had a smaller impact on individuals with higher levels of education, along with evidence of income recovery during the crisis and income stability between men and women. The findings of this research reinforce the importance of investing in education to increase individual income, provide greater employment stability, and ensure protection against economic crises. Thus, the need for public policies to strengthen human capital formation in the country is highlighted, in order to prevent a degradation of the labor force in terms of qualification. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedro Henrique de Freitas Ferreira.pdf | 748,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons