Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66607

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLouro, Viviane dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Walber Santana dos-
dc.date.accessioned2025-10-17T17:07:41Z-
dc.date.available2025-10-17T17:07:41Z-
dc.date.issued2025-09-12-
dc.date.submitted2025-10-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Walber Santana dos. ENSINO DE MÚSICA PARA A PESSOA IDOSA: UMA CARTILHA PARA PROFESSORES 2025 Trabalho de Conclusão de Curso (Música/Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66607-
dc.description.abstractEsse relatório tem como objetivo descrever o processo de elaboração de um material didático direcionado aos professores de música, com orientações sobre o ensino musical para alunos da terceira idade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica. A cartilha traz conteúdos teóricos, bem como sugestões de estratégias pedagógicas para auxiliar os docentes de música a atenderem melhor os estudantes de terceira idade - considerando as especificidades do idoso - a fim de torná-las mais acessíveis e inclusivas. Esse material poderá ser utilizado em diversos contextos da formação docente musical, além de profissionais que já atuam no ensino musical. Por fim, conclui-se que a cartilha poderá contribuir para a docência musical, diminuição do etarismo e democratização da prática musical. Palavras-chaves: educação musical; inclusão; pessoa idosa.pt_BR
dc.format.extent106p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjecteducação musicalpt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectpessoa idosapt_BR
dc.titleENSINO DE MÚSICA PARA A PESSOA IDOSA: UMA CARTILHA PARA PROFESSORESpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp.//lattes.cnpq.br/6790119056136859pt_BR
dc.description.abstractxThis report presents the development process of a teaching resource aimed at music educators, offering guidance on teaching music to elderly students. A qualitative research approach was adopted, grounded in a bibliographic review. The guide includes theoretical content and pedagogical strategies designed to support music teachers in addressing the specific needs of older adults, promoting more accessible and inclusive musical education. This material can be applied in various contexts of mucis teacher training, as well as by professionals already engaged in music education. Ultimately, the guide seeks to enhance music teaching pratices, reduce ageism, and foster the democratization of musical engagement among the elderly. Palavras-chaves: music education; inclusion; elderlypt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC WALBER SANTANA DOS SANTOS.pdf14,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons