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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66596

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Sandra Lopes de-
dc.contributor.authorLIMA, Aline Ananias de-
dc.date.accessioned2025-10-17T12:24:38Z-
dc.date.available2025-10-17T12:24:38Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.citationLIMA, Aline Ananias de. Estresse e ansiedade de performance musical em estudantes de cursos profissionalizantes de música. 2025. Dissertação (Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66596-
dc.description.abstractA Ansiedade de Performance Musical (APM) é identificada como uma forma específica de ansiedade social, marcada por um intenso medo de fracasso e desaprovação, juntamente com padrões de pensamentos irracionais e autodestrutivos no contexto de performance musical. Essa condição se manifesta através da combinação de sintomas afetivos, cognitivos, somáticos e comportamentais, surgindo frequentemente de vulnerabilidades biológicas ou psicológicas subjacentes e experiências específicas de condicionamento da ansiedade. Existe uma conexão entre APM e sintomas de estresse, depressão e ansiedade, evidenciando a complexidade e a inter-relação dos desafios enfrentados pelos profissionais da música. O presente estudo analisou possíveis associações entre a APM e níveis de estresse, depressão, ansiedade (traço/estado). Trata-se de um estudo observacional transversal. Os dados foram coletados no Conservatório Pernambucano de Música, na cidade do Recife, em 2021, com os alunos do curso de nível preparatório e técnico. A amostra estudada foi censitária e consistiu em estudantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 45 anos (n=83). Foram utilizados questionários autoaplicáveis, incluindo a Escala de Percepção de Estresse (PSS-10), a Escala de Hamilton para Depressão (QAEH-D), o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e Performance Anxiety Inventory (K-MPAI), no formato on-line, seguindo as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no 466 de 2012. O banco de dados foi construído no Excel, por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0, com o objetivo de avaliar o comportamento das variáveis em estudo. A análise dos dados foi realizada por meio de técnicas de estatística descritiva e inferencial. Resultados: Os estudantes do nível técnico apresentaram uma associação mais evidente com baixos níveis de APM em comparação aos do nível preparatório. Além disso, encontrou-se uma relação entre APM e nível de estresse (p < 0,001), indicando que, quanto maior a APM, maior o nível de estresse relatado pelos participantes. Observou-se também uma associação entre a classificação da depressão e a APM (p < 0,001), sugerindo que indivíduos com níveis mais elevados de depressão também apresentaram níveis mais elevados de APM. Foi identificada uma associação entre ansiedade estado e APM (p < 0,001), sugerindo que participantes com níveis mais elevados de ansiedade estado relataram maior APM. Foi encontrada uma associação entre ansiedade-traço e APM (p < 0,001), indicando que participantes com níveis mais elevados de ansiedade-traço também relataram maior APM. Não foram encontradas diferenças estatísticas significativas em relação à presença de APM com base no sexo, idade e classe econômica. Conclusão: Embora frequentemente associada a fatores individuais, a APM é influenciada pelas exigências educacionais, pelo ambiente competitivo e pelas expectativas enfrentadas pelos músicos em formação. A valorização da APM como um aspecto relevante da formação musical pode influenciar diretamente sua identificação e manejo. A ausência de maior visibilidade sobre essa questão pode contribuir para a subnotificação dos casos, o que, por sua vez, dificulta a implementação de estratégias eficazes para sua mitigação. A adoção de abordagens preventivas e intervenções específicas pode favorecer o bem-estar emocional dos estudantes, promovendo uma formação musical mais equilibrada e saudável.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsEmbargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAnsiedade de desempenhopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectJovem adultopt_BR
dc.titleEstresse e ansiedade de performance musical em estudantes de cursos profissionalizantes de músicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coXIMENES, Rosana Christine Cavalcanti-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1542159153167288pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0534971650552749pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamentopt_BR
dc.description.abstractxMusic Performance Anxiety (MPA) is identified as a specific form of social anxiety, characterized by an intense fear of failure and disapproval, along with patterns of irrational and self-destructive thoughts in the context of musical performance. This condition manifests through a combination of affective, cognitive, somatic, and behavioral symptoms, often arising from underlying biological or psychological vulnerabilities and specific anxiety-conditioning experiences. There is a connection between MPA and symptoms of stress, depression, and anxiety, highlighting the complexity and interrelationship of the challenges faced by music professionals. The present study analyzed possible associations between MPA and levels of stress, depression, and anxiety (trait/state). This was a cross-sectional observational study. Data were collected at the Pernambuco Conservatory of Music, in Recife, in 2021, from students enrolled in preparatory and technical-level programs. The studied sample was census-based and consisted of students of both sexes, aged between 18 and 45 years (n=83). Self-administered questionnaires were used, including the Perceived Stress Scale (PSS-10), the Hamilton Depression Scale (QAEH-D), the State-Trait Anxiety Inventory (STAI), and the Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI), administered online, in accordance with the Brazilian National Health Council (CNS) Resolution No. 466/2012. The database was constructed in Excel and analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 21.0, to evaluate the behavior of the variables under study. Data analysis was performed using descriptive and inferential statistical techniques. Results: Technical-level students showed a clearer association with lower levels of MPA compared to preparatory-level students. Furthermore, a relationship was found between MPA and stress level (p < 0.001), indicating that the higher the MPA, the higher the stress level reported by participants. An association was also observed between depression classification and MPA (p < 0.001), suggesting that individuals with higher levels of depression also presented higher levels of MPA. An association between state anxiety and MPA was identified (p < 0.001), indicating that participants with higher levels of state anxiety reported higher MPA. A relationship was also found between trait anxiety and MPA (p < 0.001), showing that participants with higher trait anxiety also reported higher MPA. No statistically significant differences were found regarding the presence of MPA based on sex, age, or socioeconomic class. Conclusion: Although often associated with individual factors, MPA is influenced by educational demands, the competitive environment, and the expectations faced by music students in training. Recognizing MPA as a relevant aspect of music education can directly influence its identification and management. The lack of greater visibility of this issue may contribute to the underreporting of cases, which, in turn, hinders the implementation of effective strategies for its mitigation. The adoption of preventive approaches and targeted interventions may promote students’ emotional well-being, fostering a more balanced and healthier music education. Keywords: performance anxiety; students; mental health; music; young adultpt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3731621037358229pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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