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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66574

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNÓBREGA, Flavianne Fernanda Bitencourt-
dc.contributor.authorALVES, Pedro Spindola Bezerra-
dc.date.accessioned2025-10-17T00:40:53Z-
dc.date.available2025-10-17T00:40:53Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.identifier.citationALVES, Pedro Spindola Bezerra. Os concernidos na democracia: consenso e conflito a partir do pragmatismo em Jürgen Jabermas e em Frederic Kellogg. 2025. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66574-
dc.description.abstractA presente tese tem como escopo investigar o que significa “estar concernido” na democracia a partir de um estudo comparado entre duas abordagens filosóficas contemporâneas: a pragmática formal de Jürgen Habermas e o pragmatismo jurídico de Frederic Kellogg. A democracia deliberativa proposta por Habermas e a democracia agonística em Kellogg são investigadas, não pela compreensão do próprio modelo de cada um, mas pelos conceitos que cada um mobiliza para produzir suas teorias, buscando identificar o momento em que os envolvidos nas consequências da tomada de decisão em sociedade podem ser considerados concernidos nos processos democráticos que legitimariam o que fora decidido. Enquanto Habermas parte da premissa kantiana de sujeito que é ao mesmo tempo destinatário e autor das normas, Kellogg desenvolve seu modelo a partir da democracia deweyana e da concepção pragmática de conflito como locus privilegiado para ajustes democráticos. A principal crítica que Kellogg dirige à democracia deliberativa é a de que haveria uma confiança excessiva no potencial transformador do discurso, apagando a fundamental relevância do conflito como canal de transformação democrática. A partir da concepção pragmatista de Kellogg, fortemente influenciada por John Dewey e Oliver W. Holmes Jr., a tese depreende que estar concernido significa não apenas estar formalmente considerado em um determinado arranjo institucional, mas fazer parte de processos de aprendizado social a partir dos atritos que permitem a identificação de similaridades entre situações fáticas que as identificam como atraindo determinada normatividade ou não. Por outro lado, a tese pretende mostrar que, em Habermas, determinar o sentido das normas, enquanto concernidos, significa participar da fixação de sentido que advém do nexo interno entre significado e validade das ações comunicativas que reproduzem o mundo vivido. Sobre o modelo pragmático-agonístico ou deliberativo de democracia ser ou não o mais pertinente para ampliar e aprofundar a democracia, excede, neste momento, os limites desta pesquisa, que se concentra em defender como núcleo categorial da concepção democrática o estar concernido como capacidade de determinar o nexo interno entre significado e validade das normas, enfatizado por Habermas, e de reconhecer similaridades, central no modelo de Kellogg. Estes seriam critérios fundamentais, desde a origem da concepção democrática até as problemáticas complexas acerca da legitimidade democrática em contextos de pluralismo e conflito. A partir dessa articulação teórica, a pesquisa pretende oferecer parâmetro a partir do núcleo categorial “concernidos na democracia” para servir para avaliação e construção de modelos e mecanismos democráticos em futuras pesquisas. Partindo do método pragmático e reconstrutivo, na ambiência de um pensamento pós-metafísico, a tese busca propor a reconstrução deste núcleo categorial. Em última instância, pretende-se fornecer uma base teórica para práticas institucionais que ampliem o reconhecimento e a participação dos sujeitos mais diretamente impactados pelas decisões públicas, aprimorando as formas de vida democráticas contemporâneas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectPragmática Formal Habermasianapt_BR
dc.subjectSignificado e Validadept_BR
dc.subjectPragmatismopt_BR
dc.subjectSimilaridadept_BR
dc.titleOs concernidos na democracia: consenso e conflito a partir do Pragmatismo em Jürgen Habermas e em Frederic Kelloggpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coKELLONGG, Frederic R. Kellogg-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1334629542973361pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0633839491097907pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis aims to investigate what it means to be “concerned” in democracy through a comparative study of two contemporary philosophical approaches: Jürgen Habermas’s formal pragmatics and Frederic Kellogg’s legal pragmatism. The deliberative democracy proposed by Habermas and the agonistic democracy developed by Kellogg are examined not through an evaluation of their respective models themselves, but through the concepts each author mobilizes to construct their theories. The objective is to identify the moment at which those affected by the consequences of collective decision-making can be considered concerned participants in the democratic processes that would legitimize what has been decided. While Habermas starts from a Kantian premise of the subject as both addressee and author of norms, Kellogg develops his model from Deweyan democracy and a pragmatic conception of conflict as a privileged locus for democratic adjustment. Kellogg’s main criticism of deliberative democracy is that it places excessive trust in the transformative power of discourse, thereby overlooking the essential role of conflict as a channel for democratic transformation. Drawing on Kellogg’s pragmatist framework, strongly influenced by John Dewey and Oliver W. Holmes Jr., this thesis argues that being concerned means not only being formally acknowledged within an institutional arrangement, but also participating in social learning processes shaped by friction— processes that enable the identification of similarities among factual situations that call for, or reject, certain normative responses. On the other hand, the thesis aims to show that, in Habermas’s theory, being concerned entails participating in the determination of meaning, derived from the internal nexus between meaning and validity within communicative actions that reproduce the lifeworld. Whether the agonistic-pragmatic or the deliberative model of democracy is more adequate for expanding and deepening democracy goes beyond the scope of this research. The thesis focuses instead on defending, as a categorical core of democratic thought, the idea of being concerned as the capacity to determine the internal link between meaning and validity of norms, as emphasized by Habermas, and the ability to recognize similarities between cases, central to Kellogg’s approach. These would constitute fundamental criteria, from the origins of democratic theory to complex contemporary issues concerning democratic legitimacy in contexts of pluralism and conflict. Based on this theoretical articulation, the research proposes the categorical core of “being concerned in democracy” as a normative framework for evaluating and constructing democratic models and mechanisms in future studies. Grounded in the pragmatic and reconstructive method within a post-metaphysical philosophical context, the thesis seeks to reconstruct this core concept. Ultimately, it aims to provide a theoretical foundation for institutional practices that broaden the recognition and participation of those most directly affected by public decisions, thus enhancing contemporary democratic forms of life.pt_BR
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