Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66564

Comparte esta pagina

Título : Introdução a Física de partículas no 9° ano do Ensino Fundamental: Utilizando mapas mentais e jogos de tabuleiro para uma aprendizagem significativa.
Autor : LIMA, Mateus Henrique de Melo
Palabras clave : Física de Partículas; Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Sequência Didática.
Fecha de publicación : 30-jul-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIMA, Mateus Henrique de Melo. Introdução a Física de partículas no 9° ano do Ensino Fundamental: utilizando mapas mentais e jogos de tabuleiro para uma aprendizagem significativa. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Esta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física, especificamente uma introdução à Física de partículas no ensino fundamental. Esse material é escasso para esta modalidade de ensino, assim percebemos a necessidade de abordar uma sequência didática que envolvesse este tema e jogos de tabuleiro. Desenvolvemos um material que aborda o que é solicitado nas pesquisas do ensino de física, materiais voltados para o avanço desta ciência e sua influência no cotidiano. O elevado grau de abstração, uso de uma matemática sofisticada e a falta de materiais que trazem uma transposição didática sobre o tema, precisam ser superadas para que este conteúdo seja inserido efetivamente. A partir disso, mostramos que é possível inserir esse conteúdo no ensino fundamental. Foi utilizada uma sequência de ensino que aplicou: análise dos conhecimentos prévios dos estudantes, material condizente com a modalidade de ensino e recursos que potencializam a aprendizagem significativa. Para auxiliar essa sequência didática foi desenvolvido um tabuleiro e cartas com perguntas sobre a temática, desde fatos históricos a conceitos do modelo padrão da física de partículas, permitindo que os estudantes relacionem o material de apoio com o jogo didático, buscando uma aprendizagem significativa. Essa atividade mostrou-se eficaz para incluir tópicos de Física Moderna no 9º ano do ensino fundamental, possibilitando explorar novas práticas para tornar acessível e interessante o aprendizado deste tema.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66564
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Mateus Henrique De Melo Lima.pdf35,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons