Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66563
Comparte esta pagina
Título : | Eletrostática no 1° Ano do Ensino Médio: uma sequencia didática integrando história e experimentação de baixo custo |
Autor : | DUTRA, Victor Emanuel Silva |
Palabras clave : | Eletrostática; Sequência Didática; Aprendizagem Significativa |
Fecha de publicación : | 8-oct-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | DUTRA, Victor Emanuel Silva. Eletrostática no 1° Ano do Ensino Médio: uma sequência didática integrando história e experimentação de baixo custo. 2025. (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | Esta dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino de Eletrostática no 1° ano do Ensino Médio, desenvolvida no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O trabalho integra três fundamentos teórico-metodológicos: Aprendizagem Significativa de Ausubel, Abordagem Histórica da Ciência e Experimentação de Baixo Custo, visando superar as dificuldades no ensino de conceitos abstratos desta temática. A sequência organiza-se em seis encontros de 100 minutos, iniciando com contextualização histórica através de documentários, seguindo para experimentação com materiais acessíveis (eletroscópios caseiros, eletróforo de Volta artesanal) e culminando com aplicações tecnológicas como blindagem eletrostática. A metodologia adotou abordagem qualitativa com observação sistemática do engajamento discente e análise de atividades. Os resultados indicaram que essa integração se mostrou eficaz na superação de dificuldades conceituais, particularmente na compreensão da indução eletrostática e construção da noção de campo elétrico. A articulação entre experimentação prévia e formalização subsequente se mostrou eficiente para ancoragem de conceitos abstratos. Houve indícios de que a sequência desenvolvida constitui produto educacional replicável que oferece alternativa viável para aprendizagem significativa em Eletrostática, demonstrando ser possível conciliar rigor conceitual, contextualização histórica e investigação prática mesmo em contextos com recursos limitados. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66563 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Victor Emanuel Silva Dutra.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons