Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6656
Title: Gestão integrada dos recursos hídricos na bacia do rio Pirapama, Cabo de Santo Agostinho/Pernambuco (estudo de qualidade da água)
Authors: ARRUDA, Nailza Oliveira de
Keywords: Gestão dos recursos hídricos; Bacia hidrográfica; Rio Pirapama.
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Oliveira de Arruda, Nailza; Lins da Silva, Valdinete. Gestão integrada dos recursos hídricos na bacia do rio Pirapama, Cabo de Santo Agostinho/Pernambuco (estudo de qualidade da água). 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: O presente trabalho analisa parâmetros físicos, químicos e biológicos da qualidade da água no trecho do rio Pirapama, situado na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, na perspectiva da gestão integrada dos recursos hídricos. Os dados analisados foram obtidos do monitoramento sistemático realizado pelo órgão ambiental do Estado no período de 1994 a 2004, de documentos produzidos pelo COBH-Pirapama e de informações coletadas in situ. Os resultados mostram que durante a construção da Barragem do Pirapama, entre os anos de 2000 a 2002, a qualidade da água piorou para parâmetros de oxigênio dissolvido (OD) e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) em decorrência das alterações ocorridas no rio durante as obras de instalação e enchimento do reservatório. No período de gestão pelo COBH-Pirapama, ficou evidenciada melhoria da qualidade da água atribuída a fatores hidroclimatológicos e a influência das ações implementadas pelo Comitê, com exceção dos parâmetros de cor, turbidez e coliformes fecais. Para este último, houve acentuada degradação da qualidade da água, influenciada pelo crescimento de habitações sem saneamento básico e a existência de criatórios de animais e matadouros irregulares instalados às margens do rio. Os resultados ressaltam a necessidade e importância da análise dos dados do monitoramento sistemático como ferramenta de gestão e o desenvolvimento de um planejamento estratégico para viabilizar o processo social e político de negociação entre os integrantes do COBH-Pirapama
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6656
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8207_1.pdf3.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.