Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66552
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, André Mendes | - |
dc.contributor.author | BUENO, Luísa de Castro Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-15T16:13:28Z | - |
dc.date.available | 2025-10-15T16:13:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-15 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Luísa de Castro Teixeira. História em quadrinhos e a Guerra do Paraguai: análise das crianças na Batalha de Acosta Ñu a partir da história em quadrinhos "Guarani a Terra Sem Mal" (2021). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66552 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem intenção de trabalhar sobre a temática de crianças paraguaias que participaram do conflito armado nos anos finais da Guerra do Paraguai, chamada Batalha de Acosta Ñu, ocorrida em 16 de agosto de 1869, através da análise da História em Quadrinhos “Guarani – A Terra Sem Mal” (2021) de Diego Agrimbau e Gabriel Ippóliti. O trabalho decorre a partir da discussão historiográfica, de princípio abordando sobre a perspectiva geral sobre a História da Guerra do Paraguai e depois adentrando a fundo sobre a Batalha de Acosta Ñu e a participação infantil. Em seguida, é trazida uma discussão em volta do Ensino de História e a relevância dos estudos das Histórias em Quadrinhos no âmbito educacional, acadêmico e, consequentemente, atingindo o ambiente fora da educação formal. A partir dos contextos e das discussões existentes, adentra-se na análise da narrativa gráfica, compreendendo do que se trata a História em Quadrinhos, captando o recorte histórico e assimilando com as informações expostas durante o trabalho, deparando-se com a veracidade dos fatos expostos. Refletindo, a partir das múltiplas perspectivas em conjunto de fontes e análises das imagens apresentadas, como impacta os dias atuais, seja pensando na relação entre os países vizinhos, e na relação entre a sociedade e o acontecimento histórico, cogitando em como a sociedade reflete e se posiciona em relação a Guerra do Paraguai, em específico as crianças na Batalha de Acosta Ñu, o qual é considerado um dos eventos mais sangrentos e trágicos da América Latina. Dessa forma, encaminha a uma prática a partir da discussão sobre consciência histórica e passado sensível em conjunto a narrativa histórica explorada e trabalhada a partir da HQ “Guarani – A Terra Sem Mal” (2021). | pt_BR |
dc.format.extent | 112p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Guerra do Paraguai | pt_BR |
dc.subject | Batalha de Acosta Ñu | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Passado sensível | pt_BR |
dc.title | História em quadrinhos e a Guerra do Paraguai : análise das crianças na Batalha de Acosta Ñu a partir da história em quadrinhos "Guarani a Terra Sem Mal" (2021) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALMEIDA, Tayane Ferreira de | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8387216695788839 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3696395459820586 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This final project aims to explore the theme of Paraguayan children who participated in the armed conflict in the final years of the Paraguayan War, known as the Battle of Acosta Ñu, which took place on August 16, 1869. This conflict is analyzed through the comic book "Guarani – The Land Without Evil" (2021) by Diego Agrimbau and Gabriel Ippóliti. The work stems from a historiographical discussion, initially addressing the general perspective on the history of the Paraguayan War and then delving in depth into the Battle of Acosta Ñu and children's participation. It then introduces a discussion of history teaching and the relevance of comic book studies in the educational and academic spheres, and consequently, reaching environments beyond formal education. Based on the existing contexts and discussions, the study delves into the analysis of the graphic narrative, understanding the comic's theme, capturing its historical context, and assimilating it with the information presented throughout the work, confronting the veracity of the facts presented. Reflecting, from multiple perspectives, combined with sources and analyses of the images presented, how it impacts the present day, considering the relationship between neighboring countries and the relationship between society and the historical event, considers how society reflects on and positions itself in relation to the Paraguayan War, specifically the children in the Battle of Acosta Ñu, considered one of the bloodiest and most tragic events in Latin America. Thus, it leads to a practice based on the discussion of historical consciousness and a sensitive past, together with the historical narrative explored and developed through the comic "Guarani – The Land Without Evil" (2021). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0335836667779729 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luísa de Castro Teixeira Bueno.pdf | 11,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons