Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66544
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Mariana Boulitreau Siqueira Campos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Natália Maria de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-15T12:29:49Z | - |
dc.date.available | 2025-10-15T12:29:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Natália Maria de Lima. Validação de tecnologia educacional para suspeição precoce do câncer infantojuvenil em ambiente escolar. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66544 | - |
dc.description | 10 | pt_BR |
dc.description.abstract | A descoberta de um câncer infantojuvenil impacta profundamente a família, tornando o diagnóstico precoce um grande desafio. Tecnologias educacionais escolares podem impulsionar a detecção precoce, melhorando o prognóstico e a sobrevida. Analisar o processo de desenvolvimento e validação de uma tecnologia educacional para suspeição precoce do câncer infantojuvenil em ambiente escolar. Trata-se de um estudo metodológico quantitativo para validar conteúdo de uma história em quadrinhos para detecção precoce do câncer infantojuvenil voltada para adolescentes escolares. Realizado de setembro de 2023 a agosto de 2024, com especialistas em oncologia pediátrica e educação, e estudantes de escolas pública e privada em Pernambuco. A concordância foi analisada usando o IVC e second-order agreement coefficient (GwetAC2). A tecnologia desenvolvida mostrou resultados promissores, com IVC variando entre 80% e 100% e concordância de substancial a quase perfeita, conforme avaliação de especialistas e público-alvo. A tecnologia educacional em história em quadrinhos para detecção precoce de câncer infantojuvenil nas escolas apresenta uma boa validação e potencialidade para facilitar a identificação de neoplasias em crianças e adolescentes através de uma abordagem lúdica e inovadora. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Neoplasia | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde da criança e do adolescente | pt_BR |
dc.title | Validação de tecnologia educacional para suspeição precoce do câncer infantojuvenil em ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5603929431191018 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1383731950534662 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The discovery of childhood cancer has a profound impact on families, making early diagnosis a major challenge. School educational technologies can boost early detection and improve prognosis and survival. To analyze the process of developing and validating educational technology for early suspicion of childhood cancer in a school environment. This quantitative methodological study validated the content of a comic book for the early detection of childhood cancer in schools. Held from September 2023 to August 2024, with specialists in pediatric oncology and education and students from public and private schools in Pernambuco. Agreement was analyzed using IVC and GwetAC2. The developed technology showed promising results, with CVI varying between 80% and 100% and substantial to almost perfect agreement, as assessed by experts and the target audience. Educational technology for the early detection of childhood cancer in schools has had a significant impact on health education, facilitating the identification of neoplasms in children and adolescents through an innovative approach using comic books. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-8927-3361 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC NATÁLIA MARIA DE LIMA SILVA.pdf | 496,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons