Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66521

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Bruno Kawai Souto Maior de-
dc.contributor.authorROMÃO, Nycolle dos Santos-
dc.date.accessioned2025-10-13T21:18:11Z-
dc.date.available2025-10-13T21:18:11Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.date.submitted2025-10-13-
dc.identifier.citationROMÃO, Nycolle dos Santos. Os jesuítas nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental anos finais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66521-
dc.description.abstractO presente artigo, escrito como trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo principal analisar as narrativas presentes nos livros didáticos de História referente aos jesuítas no período colonial, de modo a investigar quais sentidos estão sendo atribuídos à atuação desses indivíduos na América portuguesa. A análise toma como fontes quatro livros de História do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, avaliados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2024. Em termos metodológicos, pretende-se desenvolver uma análise qualitativa das obras, identificando e traçando comparações entre essas narrativas e entre elas e a historiografia acadêmica. Partindo do exame dessas fontes históricas, busca-se verificar quais discursos essas narrativas têm construído e quais diálogos estabelecem com a historiografia.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectJesuítaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.titleOs jesuítas nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental anos finaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8857604380242188pt_BR
dc.description.abstractxThis article, written as a final course project, aims to analyze the narratives present in history textbooks regarding the Jesuits in the colonial period, in order to investigate the meanings attributed to the actions of these individuals in Portuguese America. The analysis draws on four history textbooks for the 7th grade of secondary school, evaluated and distributed by the National Program for Textbooks and Teaching Materials (PNLD) 2024. In methodological terms, the aim is to develop a qualitative analysis of the works, identifying and drawing comparisons between these narratives and between them and academic historiography. Based on an examination of these historical sources, the aim is to verify what discourses these narratives have constructed and what dialogues they establish with historiography.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nycolle dos Santos Romão.pdf365,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons