Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66512

Compartilhe esta página

Título: Família acolhedora: uma modalidade de serviço para garantia dos direitos das crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar
Autor(es): CAMPOS, Renata Swélly Correia
Palavras-chave: serviço de acolhimento familiar; criança e adolescente; proteção social; políticas públicas; SUAS
Data do documento: 21-Ago-2025
Citação: CAMPOS, Renata. Família acolhedora: uma modalidade de serviço para garantia dos direitos das crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objeto de estudo o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA), previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente como medida de proteção e inserido no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A pesquisa parte da constatação de que, apesar da garantia legal do direito à convivência familiar e comunitária, sua efetivação ainda enfrenta inúmeros desafios no Brasil, especialmente diante das violações de direitos que resultam no afastamento de crianças e adolescentes de suas famílias de origem. O estudo busca identificar e analisar as particularidades da implementação do SFA no Brasil, especialmente no estado de Pernambuco, considerando os avanços legais e estruturais, mas também os desafios persistentes. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem exploratória, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada no referencial do materialismo histórico-dialético. Os resultados apontam a necessidade de fortalecimento da gestão pública, ampliação da atuação do Estado, capacitação e apoio às famílias acolhedoras, melhoria na coleta e análise de dados e incentivo a estudos longitudinais que acompanhem as trajetórias das crianças, adolescentes e famílias acolhedoras. A relevância do estudo está em contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de acolhimento, reforçando o papel do Estado e da sociedade na garantia de uma convivência familiar segura e protetiva para crianças e adolescentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66512
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATA SWÉLLY CORREIA CAMPOS.pdf5,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons