Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66511
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | UCHÔA, Roberta Salazar | - |
dc.contributor.author | LIMA, Maiara Kelle de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T19:07:01Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T19:07:01Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-24 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Maiara Kelle. Agricultura e política de educação do campo: contribuições das escolas família agrícola para a redução do trabalho infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66511 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso trata sobre o trabalho infantil no campo e à Política Nacional de Educação do Campo (PNEC), com ênfase na compreensão do papel das Escola Família Agrícola (EFA), como estratégia de prevenção no contexto rural. Quanto à metodologia, o estudo se deu a partir da abordagem descritiva, de natureza qualitativa com base no levantamento bibliográfico e documental de artigos, dissertações, documentos, relatórios e dados de fontes governamentais e não governamentais. Os resultados evidenciam que o trabalho infantil no campo se manifesta de forma distinta em relação ao trabalho infantil urbano. Nas cidades e no campo predominam a lógica de exploração vinculada ao lucro, mas no campo também pode estar relacionado a determinantes culturais e sociais, as vezes naturalizado como ajuda, colaboração familiar e ensino de tradições. Neste sentido, as EFA, articuladas à PNEC, podem contribuir como instrumento para redução do trabalho infantil, uma vez que alinhadas à pedagogia da alternância, oferecem educação contextualizada, valorizando os saberes do campo e promovendo a permanência dos jovens em seus territórios de origem. Ao aliarem teoria e prática, respeitando as dinâmicas das famílias agricultoras, as EFA contribuem para a melhoria das práticas produtivas e para o fortalecimento da identidade rural. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Agricultura; Agricultura familiar; Escolas Família Agrícola; Política Nacional de Educação do Campo; Trabalho infantil. | pt_BR |
dc.title | Agricultura e política de educação do campo: contribuições das escolas família agrícola para a redução do trabalho infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4622293865780918 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0648539660871452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This final project addresses child labor in rural areas and the National Rural Education Policy (PNEC), with an emphasis on understanding the role of Agricultural Family Schools (EFA) as a prevention strategy in rural settings. The methodology used was descriptive and qualitative, based on a bibliographic and documentary survey of articles, dissertations, documents, reports, and data from government and non-governmental sources. The results show that child labor in rural areas manifests itself differently from urban child labor. In cities and rural areas, the logic of exploitation linked to profit predominates, but in rural areas, it can also be linked to cultural and social factors, sometimes naturalized as assistance, family collaboration, and the teaching of traditions. In this sense, EFAs, linked to the PNEC, can contribute as an instrument to reducing child labor. Aligned with the pedagogy of alternation, they offer contextualized education, valuing rural knowledge and encouraging young people to remain in their homelands. By combining theory and practice, respecting the dynamics of farming families, EFAs contribute to improving production practices and strengthening rural identity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | CCSA-Curso de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maiara Kelle de Lima.pdf | 651,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons