Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66494

Comparte esta pagina

Título : Modelo de maturidade da gestão da sustentabilidade em edificações (MMGSE4) : ferramenta para avaliação de sustentabilidade na indústria da construção civil
Autor : DIAZ, Sassha Gissett Rico
Palabras clave : Maturity models in civil construction; Project management; Construction industry; Sustainability
Fecha de publicación : 14-ago-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : DÍAZ, Sassha Gissett Rico. Modelo de maturidade da gestão da sustentabilidade em edificações (MMGSE4): ferramenta para avaliação de sustentabilidade na indústria da construção civil. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Modelos de Maturidade (MMs) são ferramentas utilizadas para avaliar o grau de implementação de práticas em uma determinada área de gestão, contribuindo para a implementação de ações de melhoria. Alguns MM voltados à sustentabilidade foram desenvolvidos para o setor da construção civil. No entanto, não apresentam uma integração equilibrada das dimensões econômica, social e ambiental ao longo do ciclo de vida dos projetos de edificações, além de não considerarem algumas práticas como o uso de sistemas de gestão da informação e métodos construtivos alternativos, que podem potencializar os resultados das práticas sustentáveis. Diante disso, este trabalho propõe o Modelo de Maturidade da Gestão da Sustentabilidade em Edificações (MMGSE4), voltado à avaliação da maturidade de projetos de edificações em relação às práticas sustentáveis. O modelo contém 61 atributos distribuídos em 4 dimensões da sustentabilidade (ambiental, social, econômica e técnica). A avaliação é feita com base em seis capacidades de gestão; ausência, existência, aplicação, controle, monitoramento e melhoria contínua. Os seus resultados da avaliação permitem a classificação da maturidade em cinco níveis, de acordo com o cumprimento das práticas atendidas em cada dimensão. O MMGSE4 foi aplicado em três projetos de edificações, sendo um público e dois do setor privado. Os resultados demonstram que o MMGSE4 proporciona uma avaliação mais holística da sustentabilidade, permitindo identificar o nível de maturidade para cada dimensão analisada. Dessa forma, o modelo contribui para a definição de ações mais direcionadas à melhoria contínua das práticas sustentáveis nos projetos de construção civil.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66494
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Sassha Gissett Rico Diaz.pdf5,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons