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Título : O funcionamento da argumentação em estudantes com deficiência intelectual da rede municipal de educação de Venturosa-PE
Autor : TAVARES, Phagner Ramos
Palabras clave : inclusão; metacognição; ações mediadoras; linguagem
Fecha de publicación : 31-jul-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : TAVARES, Phagner Ramos. O funcionamento da argumentação em estudantes com deficiência intelectual da rede municipal de educação de Venturosa-PE. 2025. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A argumentação foi inserida como competência básica na Base Nacional Comum Curricular, o que tem enfatizado os estudos no campo educacional, em diversas vertentes, incluindo seu potencial epistêmico e metacognitivo. A argumentação é aqui tomada como processo cognitivo, especificamente um tipo de raciocínio e gênero discursivo, caracterizado pela tríade: argumento (ponto de vista mais justificativa), contra-argumento (questionamento ou oposição ao argumento) e resposta (reação do argumentador ao contra-argumento). Estudos centrados nessa tríade têm demonstrado o potencial da argumentação em engajar os sujeitos a revisar seu conhecimento (epistêmico) e a própria estrutura do pensamento (metacognitivo). Estes demonstram a diferenciação dos efeitos a partir das ações mediadoras em sala de aula, contudo têm tradicionalmente se voltado para os estudantes sem deficiência, por isso este trabalho objetivou analisar este funcionamento em pessoas com deficiência intelectual da Rede Municipal de Educação de Venturosa-PE. As pessoas com DI são caracterizadas por déficits nos processos da memória, atenção, raciocínio, linguagem e funções executivas. Considerando a argumentação como processo do raciocínio e da linguagem, justifica-se a importância de apreender como se caracterizaria nessa população. Para isso, a pesquisa foi realizada com três estudantes com deficiência intelectual, atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) na cidade de Venturosa – PE e sua professora. Como procedimento de pesquisa foram realizados e videogravados com autorização dos participantes e de seus responsáveis dois estudos durante o semestre letivo: 1. Análise dos núcleos de significação da professora sobre a deficiência intelectual e sua prática com estes. Como resultados, tivemos um vislumbre dos significados da professora sobre os estudantes identificando a valoração no uso de termos e na forma de interpretação de seus comportamentos, com o bom aluno e a aluna preguiçosa. Essas categorias incidem sobre a interpretação dos comportamentos dos estudantes e na disponibilização de turnos de fala e sua valoração. Estudo 2. Acompanhando as práticas ocorridas no AEE com os três estudantes, a professora e o pesquisador, sendo analisado através da tríade argumentativa (Leitão, 2007; 2012) e das estratégias discursivo-argumentativos. O estudo 2 contou com três fases: Fase I – Observação naturalística, sem modificação intencional do contexto do AEE; Fase II – com a proposição de Estratégias Potencialmente Argumentativas (EPA) pela professora e Fase III com a proposição de EPAs pelo pesquisador. Nas observações foi possível identificar que as ações mediadoras possibilitaram emergência dos movimentos argumentativos, corroborando com o marco histórico-cultural do contexto influindo sobre os processos cognitivos. Os estudantes apresentaram posicionamento (ponto de vista e resposta) em todas as situações, sendo apenas mediante as ações pragmáticas e argumentativas a explicitação de movimentos justificadores, com contra-argumentação e respostas complexas. Percebe-se a prática argumentativa envolta nos contextos de mediação disponibilizados para os estudantes, exercendo aumento de movimentos explicitos de reflexão em atividades de interação, em especial, na atividade RPG. O aumento em situações imaginativas reafirma a indicação de que estes sujeitos, possuem potencial para a abstração deste que haja espaço mediador para isso. Neste sentido, pode-se afirmar que as pessoas com DI podem argumentar, possuindo necessidade de contextos com ações mediadoras adequadas. Cabendo outros trabalhos para ampliar as caracterizações e construir modelo normativo que auxilie na maior compreensão de seu desenvolvimento.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66488
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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