Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66485

Compartilhe esta página

Título: Análise de estabilidade e mapeamento de áreas de risco de deslizamentos de taludes de cinco municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco
Autor(es): OLIVEIRA, Waren Brendo Saraiva de Lira
Palavras-chave: Taludes; Fator de segurança; Deslizamento; Estabilização
Data do documento: 7-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Waren Brendo Saraiva de Lira. Análise de estabilidade e mapeamento de áreas de risco de deslizamentos de taludes de cinco municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A avaliação de segurança de taludes é essencial em projetos de engenharia, sendo normalmente expressa sob a forma de um coeficiente de segurança mínimo a ser estabelecido como critério de projeto. A Operação Reconstrução é um conjunto de ações destinadas a reestruturar os 41 municípios da Mata Sul e do Agreste pernambucano atingidos pelas enchentes de junho de 2010, entre elas, a construção de conjuntos habitacionais, em que houve a necessidade de movimentação de terra, com execução de grandes taludes de corte e aterro. Estes taludes estão sofrendo erosões, deslizamentos e rupturas, comprometendo as estruturas habitacionais. Esta pesquisa apresenta resultados de análise de estabilidade, análise probabilística, mapeamento das áreas com risco de deslizamentos e propostas de contenção de taludes situados em conjuntos habitacionais localizados em cinco municípios da zona da mata sul de Pernambuco (Palmares, Catende, Xexéu, Cortês e Barreiros). Análises de estabilidade foram realizadas em 16 taludes, considerando 24 seções, utilizando os softwares GeoStudio2022.1 e CIVIL 3D. Os parâmetros de resistência do solo foram obtidos através de correlações com índice de resistência a penetração (NSPT). Nas análises probabilísticas foi utilizado o Método de Monte Carlo com um número de simulações igual a 2.000. Para o mapeamento da ocupação temporal e das áreas de risco foi utilizado o software Qgis, considerando para determinação do grau de risco a declividade do terreno, o uso e ocupação do solo, valores obtidos nas análises, a ausência de sistema de drenagem e imagens de satélite, através do Google Earth, auxiliando com a identificação de áreas com o relevo acidentado. Os resultados mostraram que todos os taludes apresentam fatores de segurança abaixo de 1,5, com probabilidade de ruptura (PR) igual a 0. O Talude Santa Clara II (Platô 7), na seção 0+10,0, apresentou o menor índice de confiabilidade (4,829), ainda atendendo aos critérios de desempenho da United States Army Corps of Engineers (USACE). Apesar dos resultados de PR igual a 0, existe um risco iminente de ruptura, exacerbado por chuvas e construções adicionais na área. Recomenda-se, portanto, a desocupação imediata e a implementação de obras para estabilização, incluindo retaludamento, proteção superficial, cobertura vegetal, drenagem e estruturas de contenção. Essa pesquisa contribuiu significativamente para entender a situação dos conjuntos habitacionais afetados, proporcionado o correto uso e ocupação do solo ao identificar e avaliar riscos de escorregamentos, evitando desastres e garantindo a saúde e segurança da população local.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66485
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Waren Brendo Saraiva de Lira Oliveira.PDF5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons