Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66458

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Catarina Carneiro-
dc.contributor.authorARAÚJO, Aryane Maria Souza de-
dc.contributor.authorDIAS, Débora Valeria Caetano-
dc.date.accessioned2025-10-09T18:05:26Z-
dc.date.available2025-10-09T18:05:26Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-10-08-
dc.identifier.citationARAÚJO, Aryane Maria Souza; DIAS, Débora Valeria Caetano. Ataques de Violência Extrema às Escolas: Políticas de Ações Governamentais Promovidas pela Secretaria e Educação do Estado de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66458-
dc.description.abstractO presente estudo busca analisar as políticas educacionais produzidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEDUC-PE), entre 2017-2014, como resposta à intensificação de ataques de violência extrema às escolas brasileiras ocorridas no ano de 2023. O método adotado para tal pesquisa, refere-se à análise documental de conteúdo acerca das políticas e ações, como a promulgação da Lei no 18.532/2024, elaboradas pela então secretaria mencionada com abordagem qualitativa e exploratória. Assim, é importante considerar a presença das violências que permeiam os ambientes escolares, que se expressam dentro e fora da escola, e os fatores que potencializam tal fenômeno, tendo como objetivo a compreensão, interpretação e descrição de diretrizes, programas e medidas adotadas pelo governo estadual para a prevenção e mitigação desses episódios. Contudo, a investigação demonstra que as ações abordam o enfrentamento às violências na escola de maneira escassa e pouco crítica, limitado à enfatização e promoção da saúde mental, ao registro e à denúncia, que corrobora com o aprimoramento das políticas educacionais voltadas à segurança e ao bem-estar no contexto escolar pernambucano.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectViolência Escolarpt_BR
dc.subjectAtaques de Violência Extrema às Escolaspt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.titleAtaques de Violência Extrema às Escolas: Políticas de Ações Governamentais Promovidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1895935657182946pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aryane_e_Deboa_final_assinado.pdf277,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons