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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66455
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Mateus Ferreira | - |
dc.contributor.author | NEVES, Marcos de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T17:33:23Z | - |
dc.date.available | 2025-10-09T17:33:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-09 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Marcos de Souza. Contribuições do Viveiro Educativo de Arcoverde - PE na preservação da caatinga e na educação ambiental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66455 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga o papel do Viveiro Educativo de Arcoverde, localizado no semiárido pernambucano, como instrumento de preservação da Caatinga e de promoção da educação ambiental. A pesquisa parte do seguinte questionamento: de que maneira as atividades desenvolvidas pelo viveiro contribuem, de fato, para a conservação da Caatinga e para a sensibilização da comunidade local? Para respondê-lo, adotou-se abordagem qualitativa, fundamentada em observação participante, entrevistas com estudantes, educadores e moradores, além de registros fotográficos das atividades. A fundamentação teórica destaca a relevância dos viveiros educativos enquanto espaços de aprendizagem não formal e a importância da educação ambiental como processo crítico, participativo e transformador. Os resultados apontam que o viveiro tem favorecido o engajamento comunitário, ampliado a sensibilização ecológica e contribuído para a recuperação de áreas degradadas, fortalecendo a integração entre saberes científicos e tradicionais. Além disso, suas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), demonstrando a relevância de iniciativas locais para a sustentabilidade. Conclui-se que o Viveiro Educativo de Arcoverde se constitui em um modelo de articulação entre educação e conservação, capaz de gerar impactos positivos para a proteção da Caatinga e para o fortalecimento de práticas socioambientais sustentáveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Viveiro Educativo | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Preservação da caatinga | pt_BR |
dc.title | Contribuições do Viveiro Educativo de Arcoverde - PE na preservação da caatinga e na educação ambiental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6049020939451408 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates the role of the Educational Nursery of Arcoverde, located in the semi-arid region of Pernambuco, as an instrument for the preservation of the Caatinga and the promotion of environmental education. The research is guided by the following question: in what ways do the activities developed by the nursery effectively contribute to the conservation of the Caatinga and to raising awareness among the local community? To address this, a qualitative approach was adopted, based on participant observation, interviews with students, educators, and residents, as well as photographic records of the activities. The theoretical framework highlights the relevance of educational nurseries as spaces of non-formal learning and the importance of environmental education as a critical, participatory, and transformative process. The results indicate that the nursery has fostered community engagement, increased ecological awareness, and contributed to the restoration of degraded areas, strengthening the integration between scientific and traditional knowledge. Furthermore, its actions are aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs), demonstrating the relevance of local initiatives for sustainability. It is concluded that the Educational Nursery of Arcoverde constitutes a model of articulation between education and conservation, capable of generating positive impacts for the protection of the Caatinga and for the strengthening of sustainable socio-environmental practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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