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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66439

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Título: Intelectuais e movimentos sociais populares: possibilidades e limites na construção da hegemonia das classes subalternas
Autor(es): SILVA, Raquel Bianor da
Palavras-chave: Movimentos sociais populares;; Centro de Estudos e Ação Social (CEAS);; Classes subalternas
Data do documento: 30-Out-1997
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este estudo versa sobre a relação entre intelectuais e os movimentos sociais populares, numa perspectiva de construção da hegemonia das classes subalternas. O intuito do trabalho é compreender os principais desafios impostos aos intelectuais que atuam junto aos movimentos socais populares pelas novas determinações da era globalizada do capital. A abordagem teórico-metodológica do objeto de estudo dá-se na perspectiva do materialismo histórico e dialético, por reconhecermos nesse referencial uma fonte fecunda para a análise da relação que é o objeto de estudo, visto que ele permite apreender essa relação numa perspectiva de totalidade. A partir de critérios previamente definidos, selecionamos como unidade empírica o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS). A pesquisa, levada a efeito com enfoque qualitativo, consistiu na análise documental dos editoriais da revista Cadernos do CEAS, publicados entre os anos 1990 a 1996, e ainda, na análise de entrevistas concedidas pôr dirigentes da entidade. Com base na análise realizada, podemos afirmar que as possibilidades da construção da hegemonia das classes subalternas estão relacionadas com a capacidade dos intelectuais - Compreendidos como “mediadores de consenso” - de propor uma reforma intelectual e moral, que considere as mudanças econômicas para se lançar numa nova forma de luta política e se apresente como nexo entre uma nova concepção de mundo e construção da hegemonia. Essa capacidade se realiza, quando os intelectuais buscam superar a negação à centralidade do trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66439
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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