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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66435

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIPPO, Bruno Rodrigo da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Saulo Henrique da-
dc.date.accessioned2025-10-08T21:24:53Z-
dc.date.available2025-10-08T21:24:53Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Saulo Henrique da. Impactos do exercício físico na cognição em idosos: evidências e estratégias para um envelhecimento saudável. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Educação Física Bacharelado, Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66435-
dc.description.abstractIntrodução: O envelhecimento é um processo natural e irreversível pelo qual todo ser humano passa ao longo da vida. Projeções estatísticas apontam para o crescimento da população idosa já nas próximas décadas e atingindo seu pico a um terço da população até o começo do próximo século. Portanto, buscar uma melhor qualidade de vida durante esta etapa torna-se importante para mitigar os efeitos da senescência e do declínio cognitivo, bem como reduzir os impactos na saúde pública. Objetivo: Investigar evidências recentes sobre os efeitos do exercício físico sobre a cognição de pessoas idosas, quais são os exercícios mais utilizados, frequência, intensidade e principais fatores de adesão e desistência a programas de exercícios físicos. Métodos: Uma Revisão Integrativa foi realizada através dos seguintes bancos de dados: Google Acadêmico, LILACS (Latin American and Caribbean Health Sciences Literature), PubMed (National Library of Medicine – NLM), SciELO (Scientific Electronic Library Online), SPORTDiscus (EBSCO). Após cumprirem os critérios preestabelecidos, 13 artigos foram selecionados para análise. 9 revisões, 4 controles randomizados. Resultados: No geral, os estudos selecionados obtiveram efeitos positivos em relação a diferentes tipos de exercícios, melhorando e atenuando o declínio cognitivo. Os exercícios aeróbios e resistidos foram os mais utilizados, sendo o multicomponente com mais impacto sobre a cognição. Já os fatores limitantes e adesão à prática de exercício pelos idosos mostrou-se um desafio a ser enfrentado por pesquisas futuras. Conclusão: Os estudos sugerem que a prescrição de exercícios físicos para população idosa parece contribuir na mitigação do declínio cognitivo, ajudando na manutenção de funções cognitivas globais, assim como a memória, atenção e funções executivas. De forma mais ampla, os benefícios fisiológicos alcançados pelos exercícios físicos podem ser maiores e trazer melhorias nos aspectos sociais e na regulação das emoções dos idosos. No entanto, a adesão a um estilo de vida mais ativo se depara com limitações típicas da idade que precisam ser melhor investigados. Portanto, são necessários mais estudos longitudinais que investiguem os efeitos a longo prazo do exercício físico sobre a cognição, pois os mecanismos envolvidos ainda não estão totalmente compreendidos e apresentam resultados inconsistentes.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectExercícios Físicospt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectFunções Cognitivaspt_BR
dc.titleImpactos do exercício físico na cognição em idosos: evidências e estratégias para um envelhecimento saudávelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6319072616720853pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1255714190703560pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Aging is a natural and irreversible process that all human beings experience throughout life. Statistical projections indicate a significant growth of the elderly population in the coming decades, potentially reaching one-third of the global population by the beginning of the next century. Therefore, promoting better quality of life during this stage is essential to mitigate the effects of senescence and cognitive decline, as well as to reduce the impact on public health. Objective: To investigate recent evidence on the effects of physical exercise on cognition in older adults, identifying the most used exercise modalities, frequency, intensity, and the main factors influencing adherence to and dropout from physical activity programs. Methods: An Integrative Review was conducted using the following databases: Google Scholar, LILACS (Latin American and Caribbean Health Sciences Literature), PubMed (National Library of Medicine – NLM), SciELO (Scientific Electronic Library Online), and SPORTDiscus (EBSCO). After applying the eligibility criteria, 13 studies were selected for analysis—9 reviews and 4 randomized controlled trials. Results: In general, the selected studies showed positive effects of various types of physical exercises in improving or attenuating cognitive decline. Aerobic and resistance exercises were the most used, with multicomponent interventions showing the greatest impact on cognition. However, factors limiting adherence to physical activity among older adults remain a challenge for future research. Conclusion: The studies suggest that prescribing physical exercise for older adults may help mitigate cognitive decline and contribute to the maintenance of global cognitive functions, such as memory, attention, and executive functions. More broadly, the physiological benefits of physical activity can also promote improvements in emotional regulation and social engagement in this population. Nevertheless, the adoption of a more active lifestyle still faces age-related limitations that require further investigation. Therefore, more longitudinal studies are needed to better understand the long-term effects of physical exercise on cognition, as the underlying mechanisms are not yet fully understood and present inconsistent findings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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