Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66427

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Sônia Virginia Martins-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Beatriz da Silva-
dc.date.accessioned2025-10-08T16:16:40Z-
dc.date.available2025-10-08T16:16:40Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.date.submitted2025-10-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Beatriz da Silva. Letramento digital na prática de escrita de pessoas idosas em comentários no YouTube. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66427-
dc.description.abstractNo presente artigo, realiza-se uma pesquisa sobre letramento digital presente na interação escrita de pessoas idosas, em ambiente online. Para isso, analisa-se o enunciado dessas pessoas idosas em comentários nos vídeos “O grande amor da minha vida” e “À distância”, ambos postados no perfil do cantor @RobertoCarlosOficial, no YouTube. Nesse sentido, as concepções de letramentos por Soares (2002) e Street (2014) fundamentam a pesquisa, bem como o conceito de multiletramentos, encabeçado por Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). Além disso, busca-se contemplar também as dimensões interativas que envolvem o ambiente digital, próprias dos recursos multissemióticos disponibilizados na plataforma. Portanto, a pesquisa aborda questões sobre etarismo digital, sustentadas nas contribuições de Santana et al. (2024) e Santos, Oliveira e Monteiro (2025), que refletem à respeito do preconceito com pessoas idosas inseridas no ambiente digital. Para além disso, as contribuições de Paveau (2021) também foram fundamentais para as discussões acerca da escrita digital e de Paiva (2016) em relação aos recursos multissemióticos presentes nos comentários. Como contribuição para a área de estudos da linguagem, o estudo aponta para a necessidade de pesquisas mais amplas, no campo dos letramentos, que venham a refletir sobre etarismo digital relacionado a práticas de escrita de pessoas idosas em ambientes interacionais online.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLetramento digital;pt_BR
dc.subjectPráticas de escrita;pt_BR
dc.subjectIdosos;pt_BR
dc.subjectYouTube.pt_BR
dc.titleLetramento digital na prática de escrita de pessoas idosas em comentários no YouTubept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8212308572360393pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1673025156495316pt_BR
dc.description.abstractxThis article presents research on digital literacy in the written interaction of older adults in an online environment. To this end, we analyze the statements made by these older adults in comments on the videos “O grande amor da minha vida” and “À distância”, both posted on the YouTube profile of singer @RobertoCarlosOficial. In this sense, the concepts of literacy by Soares (2002) and Street (2014) form the basis of the research, as well as the concept of multiliteracy, led by Kalantzis, Cope, and Pinheiro (2020). In addition, we also seek to consider the interactive dimensions that involve the digital environment, specific to the multisemiotic resources available on the platform. Therefore, the research addresses issues of digital ageism, based on the contributions of Santana et al. (2024) and Santos, Oliveira, and Monteiro (2025), who reflect on prejudice against older people in the digital environment. In addition, the contributions of Paveau (2021) were also fundamental to the discussions about digital writing and Paiva (2016) in relation to the multisemiotic resources present in the comments. As a contribution to the field of language studies, the study points to the need for broader research in the field of literacies, which will reflect on digital ageism related to writing practices of older people in online interactional environments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Beatriz da Silva Santos.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons