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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66427
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PEREIRA, Sônia Virginia Martins | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Maria Beatriz da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T16:16:40Z | - |
dc.date.available | 2025-10-08T16:16:40Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Beatriz da Silva. Letramento digital na prática de escrita de pessoas idosas em comentários no YouTube. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66427 | - |
dc.description.abstract | No presente artigo, realiza-se uma pesquisa sobre letramento digital presente na interação escrita de pessoas idosas, em ambiente online. Para isso, analisa-se o enunciado dessas pessoas idosas em comentários nos vídeos “O grande amor da minha vida” e “À distância”, ambos postados no perfil do cantor @RobertoCarlosOficial, no YouTube. Nesse sentido, as concepções de letramentos por Soares (2002) e Street (2014) fundamentam a pesquisa, bem como o conceito de multiletramentos, encabeçado por Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). Além disso, busca-se contemplar também as dimensões interativas que envolvem o ambiente digital, próprias dos recursos multissemióticos disponibilizados na plataforma. Portanto, a pesquisa aborda questões sobre etarismo digital, sustentadas nas contribuições de Santana et al. (2024) e Santos, Oliveira e Monteiro (2025), que refletem à respeito do preconceito com pessoas idosas inseridas no ambiente digital. Para além disso, as contribuições de Paveau (2021) também foram fundamentais para as discussões acerca da escrita digital e de Paiva (2016) em relação aos recursos multissemióticos presentes nos comentários. Como contribuição para a área de estudos da linguagem, o estudo aponta para a necessidade de pesquisas mais amplas, no campo dos letramentos, que venham a refletir sobre etarismo digital relacionado a práticas de escrita de pessoas idosas em ambientes interacionais online. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital; | pt_BR |
dc.subject | Práticas de escrita; | pt_BR |
dc.subject | Idosos; | pt_BR |
dc.subject | YouTube. | pt_BR |
dc.title | Letramento digital na prática de escrita de pessoas idosas em comentários no YouTube | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8212308572360393 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1673025156495316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article presents research on digital literacy in the written interaction of older adults in an online environment. To this end, we analyze the statements made by these older adults in comments on the videos “O grande amor da minha vida” and “À distância”, both posted on the YouTube profile of singer @RobertoCarlosOficial. In this sense, the concepts of literacy by Soares (2002) and Street (2014) form the basis of the research, as well as the concept of multiliteracy, led by Kalantzis, Cope, and Pinheiro (2020). In addition, we also seek to consider the interactive dimensions that involve the digital environment, specific to the multisemiotic resources available on the platform. Therefore, the research addresses issues of digital ageism, based on the contributions of Santana et al. (2024) and Santos, Oliveira, and Monteiro (2025), who reflect on prejudice against older people in the digital environment. In addition, the contributions of Paveau (2021) were also fundamental to the discussions about digital writing and Paiva (2016) in relation to the multisemiotic resources present in the comments. As a contribution to the field of language studies, the study points to the need for broader research in the field of literacies, which will reflect on digital ageism related to writing practices of older people in online interactional environments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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