Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66411

Comparte esta pagina

Título : Habitar na terra da farinha: proposta de anteprojeto de um conjunto habitacional de interesse social em Feira Nova, PE
Autor : Andrade, Wedila Barbosa de
Palabras clave : Habitação de interesse social; Feira-Nova; Conforto térmico; Arquitetura bioclimática
Fecha de publicación : 18-ago-2025
Citación : ANDRADE, Wedila Barbosa de. Habitar na terra da farinha: proposta de anteprojeto de um conjunto habitacional de interesse social em Feira Nova, PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe o desenvolvimento de um anteprojeto de um conjunto habitacional de interesse social município de Feira Nova, Pernambuco, cidade situada em uma zona de transição entre a caatinga e a Mata Atlântica, sendo um local do semiárido brasileiro e conhecida como “Terra da Farinha”. O anteprojeto, intitulado Casas Mandacaru, tem como objetivo principal apresentar uma alternativa habitacional com base na arquitetura bioclimática e no conforto psicológico, através da integração com o espaço público e verde. A proposta parte da análise do crescimento recente da cidade, impulsionado pelo surgimento de loteamentos periféricos, que reforçam o padrão de habitação isolada, repetitiva e com baixa integração urbana. A pesquisa teórica aborda os principais conceitos e diretrizes da habitação de interesse social no Brasil, além de questões sobre conforto psicológico e sua integração por meio dos espaços públicos e áreas verdes. A análise da cidade de Feira-Nova explora aspectos urbanos, ambientais e culturais, identificando necessidades e oportunidades locais para uma nova abordagem de moradia popular. Como resposta projetual, propõe-se um conjunto com unidade habitacional verticalizada, flexível a ampliações futuras e adaptada ao clima local, organizada em torno de um espaço intra-quadra multifuncional, com uso coletivo e vegetação adequada para sombreamento e criação de microclimas. O projeto reforça o papel da arquitetura como agente de transformação social, apontando caminhos possíveis para a melhoria da habitação popular sem perder de vista a realidade econômica do público-alvo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66411
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC WEDILA BARBOSA DE ANDRADE.pdf28,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons