Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66403

Compartilhe esta página

Título: O MUNDO DOS TRABALHADORES E SEUS ARQUIVOS: UM DIAGNÓSTICO DOS FUNDOS DO NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DÊNIS BERNARDES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Autor(es): SILVA, Alberes Fabricio Simões da
Palavras-chave: preservação documental; memória social; movimentos sociais; fundos documentais; diagnóstico de acervo
Data do documento: 12-Set-2025
Citação: SILVA, Alberes Fabricio Simões da. O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos: Um Diagnóstico dos Fundos do Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais Dênis Bernardes da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente pesquisa analisa a preservação de fundos documentais da coleção do Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais Denis Bernardes da Universidade Federal de Pernambuco, que guarda documentos de movimentos sociais relativos ao período da ditadura militar brasileira. A partir de uma análise de diagnóstico, buscou-se contribuir com a preservação do acervo e com a memória dos movimentos sociais. O problema de pesquisa investiga como é feita a preservação dos documentos sobre o sindicalismo salvaguardados no núcleo de documentação. O objetivo geral foi investigar a preservação desses documentos, e os objetivos específicos foram: compreender o conceito de preservação em fundos documentais; reconhecer o Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais Denis Bernardes e suas necessidades em relação aos fundos Múcio Magalhães, Ação Católica Rural, Barragem de Itaparica-Petrolândia e Organização Revolucionária Marxista - Política Operária; realizar o diagnóstico desses fundos; e discutir sua importância. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou o método bibliográfico e documental, com análise de dados realizada por meio de uma ficha de diagnóstico elaborada para este fim. Como resultado, identificou-se que o conceito de preservação documental é amplo, contemplando conservação e restauro, e implica um processo de desaceleração da deterioração com planejamento e ações estratégicas. A história do Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais Denis Bernardes e de seus fundos foi relatada, bem como as necessidades estruturais e gerais de preservação, considerando segurança, infraestrutura, armazenamento, ventilação, iluminação e acessibilidade. O diagnóstico revelou que, embora haja uma preocupação com a preservação e digitalização, é necessário maior investimento e a formalização de uma política de preservação mais efetiva. Constatou-se, ainda, que o núcleo carece de melhores condições físicas e de infraestrutura para uma preservação adequada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66403
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alberes Fabricio Simões da Silva.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons