Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66397

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Gilmara Gonzaga-
dc.contributor.authorESPINDOLA, João Victor Alpes de Carvalho Bandeira-
dc.date.accessioned2025-10-07T11:48:45Z-
dc.date.available2025-10-07T11:48:45Z-
dc.date.issued2025-08-22-
dc.date.submitted2025-10-06-
dc.identifier.citationESPINDOLA, João Victor Alpes de Carvalho Bandeira Espindola. O corante índigo no ensino de química: uma abordagem CTSA no contexto do polo de confecção do Agreste pernambucano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66397-
dc.description.abstractEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, natureza descritiva, caráter exploratório e intervencionista, propõe e avalia uma proposta de uma oficina temática voltada ao ensino de Química, fundamentada na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) para licenciandos do curso de Química da UFPE–CAA. O objetivo geral da pesquisa é analisar o potencial da oficina em promover uma aprendizagem crítica por meio do estudo do corante índigo. Especificamente, busca-se propor uma oficina destaque a relação entre os conceitos químicos e os processos produtivos utilizados no polo de confecção do Agreste Pernambucano, analisar os impactos socioambientais das práticas industriais insustentáveis e verificar como a abordagem CTSA pode integrar o conhecimento químico e tecnológico às questões sociais e ambientais. A oficina, com carga horária de 14 horas, segue os momentos pedagógicos: estudo da realidade, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Na primeira etapa, os estudantes analisam o contexto histórico, social, econômico e ambiental do polo têxtil, com atenção à poluição do rio Ipojuca. Na segunda, realizam experimentos de tingimento de jeans por diferentes métodos (tradicional, com frutose/glicose ou com eletrólise) e analisam os resíduos utilizando a espectroscopia de absorção no UV-visível, articulando fundamentos físico-químicos à reflexão ética e socioambiental. Na terceira etapa, desenvolvem e apresentam soluções sustentáveis para o beneficiamento de jeans e o tratamento de efluentes. A análise dos dados será conduzida a priori, fundamentada no referencial teórico, assegurando coerência entre objetivos, metodologia e resultados esperados. A oficina sobre o corante índigo e o polo têxtil de Caruaru, fundamentada na abordagem CTSA,possibilitou a articulação entre teoria e prática por meio de problematização, experimentação e intervenção crítica. O processo de validação evidenciou seu potencial formativo, ao despertar consciência socioambiental, promover aprendizagem contextualizada e estimular o protagonismo dos licenciandos.Espera-se que a proposta contribua para a formação crítica e científica dos licenciandos, ampliando a capacidade de articular conceitos químicos a contextos reais e estimulando práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Química.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectensino de químicapt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectoficina temáticapt_BR
dc.subjectcorante índigopt_BR
dc.subjectpolo têxtilpt_BR
dc.subjectsustentabilidadept_BR
dc.titleO corante índigo no ensino de química: uma abordagem CTSA no contexto do polo de confecção do Agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0172070266390142pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0828599421701934pt_BR
dc.description.abstractxThis research, with a qualitative approach, descriptive nature, and exploratory and interventionist character, proposes and evaluates a thematic workshop for Chemistry teaching, based on the STSE (Science, Technology, Society, and Environment) perspective, aimed at undergraduate Chemistry students at UFPE–CAA. The general objective of the research is to analyze the potential of the workshop in promoting critical learning through the study of indigo dye. Specifically, it seeks to propose a workshop that highlights the relationship between chemical concepts and the production processes used in the clothing industry of the Agreste Pernambucano, analyze the socio-environmental impacts of unsustainable industrial practices, and verify how the STSE approach can integrate chemical and technological knowledge with social and environmental issues.The workshop, with a total workload of 14 hours, follows the pedagogical moments: study of reality, organization of knowledge, and application of knowledge. In the first stage, students analyze the historical, social, economic, and environmental context of the textile hub, with special attention to the pollution of the Ipojuca River. In the second stage, they carry out denim dyeing experiments using different methods (traditional, with fructose/glucose, or with electrolysis) and analyze the residues through UV-Visible absorption spectroscopy, linking physicochemical principles with ethical and socio-environmental reflection. In the third stage, they develop and present sustainable solutions for denim processing and effluent treatment. Data analysis will be conducted a priori, based on the theoretical framework, ensuring coherence between objectives, methodology, and expected results. The workshop on indigo dye and the Caruaru textile hub, grounded in the STSE approach, enabled the articulation between theory and practice through problematization, experimentation, and critical intervention. The validation process highlighted its formative potential, as it raised socio-environmental awareness, promoted contextualized learning, and encouraged the protagonism of the undergraduates. It is expected that the proposal will contribute to the critical and scientific education of future teachers, enhancing their ability to connect chemical concepts to real contexts and fostering innovative pedagogical practices in Chemistry teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOÃO VICTOR ALPES DE CARVALHO BANDEIRA ESPINDOLA.pdfTCC JOÃO VICTOR ALPES DE CARVALHO BANDEIRA ESPINDOLA675,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons