Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66390

Comparte esta pagina

Título : Integração de dimensionamento e modelagem de fundações para equipamentos de subestações elétricas com o uso do Dynamo
Autor : VIANA, Luis Guilherme de Oliveira
SILVA, Mateus Orlando
Palabras clave : BIM; Dynamo; Revit; Automação de armaduras; Sapata de fundação; Subestação elétrica
Fecha de publicación : 4-sep-2025
Citación : VIANA, Luis Guilherme de Oliveira; SILVA, Mateus Orlando. Integração de dimensionamento e modelagem de fundações para equipamentos de subestações elétricas com o uso do Dynamo. 2025. 111f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O avanço tecnológico tem transformado a engenharia, sendo a metodologia BIM uma das principais responsáveis pela otimização dos processos de projeto e construção. Apesar disso, a elaboração de projetos de fundações ainda é frequentemente conduzida por fluxos de trabalho tradicionais, que dependem da transferência manual de dados entre planilhas de cálculo e softwares CAD, um processo repetitivo e suscetível a erros. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um método para automatizar a integração entre o dimensionamento e a modelagem de fundações para disjuntores de subestações elétricas. Para tal, foram desenvolvidas rotinas no software de programação visual Dynamo, que atuam como uma ponte entre uma planilha de dimensionamento consolidada no mercado e o ambiente BIM do Autodesk Revit. Como estudo de caso, a metodologia foi aplicada em um projeto real, no qual, a partir dos dados da planilha, as rotinas geraram e parametrizaram famílias de sapata e pilar, além de modelarem o detalhamento tridimensional das armaduras correspondentes. Os resultados demonstram a viabilidade da transição do fluxo de trabalho convencional para a metodologia BIM, visto que o processo automatizado reduz riscos de erros de transcrição, otimiza o tempo de projeto e fornece ao mercado um entregável de maior valor agregado: um modelo digital centralizado e rico em informações.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66390
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luis Guilherme de Oliveira Viana; Mateus Orlando Silva.pdf9,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons