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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66361
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GUSMÃO, Cristine Martins Gomes de | - |
dc.contributor.author | LÓS, Dayvid Evandro da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-03T14:11:17Z | - |
dc.date.available | 2025-10-03T14:11:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
dc.identifier.citation | LÓS, Dayvid Evandro da Silva. COMBINTER: dos princípios teóricos às repercussões no processo de ensino e aprendizagem de análise combinatória. 2025. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66361 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi elaborar um conjunto de princípios teóricos que orientem o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de análise combinatória. Para isso, observou-se que os poucos estudos que abordavam diretrizes específicas voltadas para a construção de objetos de aprendizagem em matemática eram pouco informativos, no sentido de explicitar elementos conceituais que favorecessem a aprendizagem em matemática. Verificou- se também que os objetos de aprendizagem desenvolvidos para o ensino de matemática não se baseavam em uma abordagem teórica relacionada à matemática. Considerando, como pano de fundo, a problemática referente ao ensino e aprendizagem de análise combinatória – dificuldade de interpretação dos problemas e baixo repertório metodológico nos processos de ensino –, foram construídos princípios teóricos a partir das teorias dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1986) e dos Registros de Representação Semiótica (Duval, 2003), do conceito de andaimes modelados a partir da metodologia de resolução de problemas, e de estudos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de análise combinatória, que serviram como requisitos pedagógicos de um objeto de aprendizagem que foi desenvolvido para o ensino e aprendizagem de análise combinatória. Em uma perspectiva metodológica de pesquisa em Design-Based Research (DBR), o objeto de aprendizagem foi bem avaliado, inicialmente, por um grupo de professores, desenvolvedores e estudantes, obtendo, em uma escala de 1 a 5, médias superiores a 4 nas categorias usabilidade, interface e recursos interativos, prover auxílios aos usuários, foco pedagógico e conteúdo matemático. Em um segundo momento, a partir do uso do objeto de aprendizagem no contexto da sala de aula de matemática, percebeu-se que os princípios teóricos foram bem-sucedidos no sentido de proporcionar a caracterização das funcionalidades do objeto de aprendizagem de tal modo que favorecesse a aprendizagem dos conceitos envolvidos, ao passo que, a abordagem da aula influenciada pelo objeto de aprendizagem proporcionou a formação de grupos de estudos, o estudo independente, uma maior participação dos estudantes, um aumento de questionamentos de ordem superior e uma evolução qualitativa da escrita das soluções. Em termos de aprendizagem, a aula com o objeto de aprendizagem contribuiu para que um maior número de estudantes obtivesse maiores níveis de compreensão combinatória, bem como proporcionou um desempenho significativo superior no que se refere à compreensão de uma maior diversidade de raciocínios combinatórios. Desse modo, é possível construir objetos de aprendizagem para o ensino de matemática desenvolvidos a partir de aportes teóricos que auxiliam no processo de apreensão dos conceitos matemáticos, eficazes para o ensino de análise combinatória, contribuindo para uma melhora do ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Princípios teóricos | pt_BR |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | COMBINTER : dos princípios teóricos às repercussões no processo de ensino e aprendizagem de análise combinatória | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8128596918486728 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5472038006606979 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this research was to develop a set of theoretical principles to guide the development of learning objects for teaching combinatorial analysis. To this end, it was observed that the few studies that addressed specific guidelines for the construction of learning objects in mathematics were not very informative in terms of explaining conceptual elements that favored learning in mathematics. It was also found that the learning objects developed for teaching mathematics were not based on a theoretical approach related to mathematics. Considering, as a backdrop, the problems related to the teaching and learning of combinatorial analysis – difficulty in interpreting problems and low methodological repertoire in teaching processes –, theoretical principles were constructed based on the theories of Conceptual Fields (Vergnaud, 1986) and Semiotic Representation Records (Duval, 2003), the concept of scaffolding modeled from the problem-solving methodology, and studies related to the teaching and learning process of combinatorial analysis, which served as pedagogical requirements for a learning object that was developed for the teaching and learning of combinatorial analysis. From a methodological perspective of research in Design-Based Research (DBR), the learning object was initially well evaluated by a group of teachers, developers and students, obtaining, on a scale of 1 to 5, averages higher than 4 in the categories usability, interface and interactive resources, providing assistance to users, pedagogical focus and mathematical content. In a second moment, from the use of the learning object in the context of the mathematics classroom, it was noticed that the theoretical principles were successful in providing the characterization of the functionalities of the learning object in such a way that it favored the learning of the concepts involved, while the approach of the class influenced by the learning object provided the formation of study groups, independent study, greater student participation, an increase in higher order questions and a qualitative evolution of the writing of solutions. In terms of learning, the class with the learning object contributed to a greater number of students obtaining higher levels of combinatorial understanding, as well as provided a significantly higher performance in terms of understanding a greater diversity of combinatorial reasoning. Thus, it is possible to construct learning objects for teaching mathematics developed from theoretical contributions that assist in the process of understanding mathematical concepts, effective for teaching combinatorial analysis, contributing to an improvement in teaching and learning. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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