Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66323

Comparte esta pagina

Título : Avaliação do mecanismo de ação do derivado SB200 nas vias apoptóticas em modelos experimentais de câncer de pulmão
Autor : SILVA, Julia Oliveira Ribeiro da
Palabras clave : Neoplasia pulmonar; Tratamento; Tiofeno; Apoptose; Uretano
Fecha de publicación : 21-ago-2025
Citación : SILVA, Julia Oliveira Ribeiro da. Avaliação do mecanismo de ação do derivado SB200 nas vias apoptóticas em modelos experimentais de câncer de pulmão. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O câncer de pulmão (CP) é a principal causa de óbito mundialmente, com o tabagismo como principal fator de risco. O tratamento apresenta muitos desafios, como a resistência à quimioterapia e a alta toxicidade. Neste sentido, é necessário estudar moléculas, como os derivados tiofênicos, com suas atividades antitumorais. Este estudo visou entender o mecanismo de ação relacionado às vias apoptóticas do derivado SB200 no CP, por meio de análise da expressão dos genes Bax (pró-apoptótico) e Bcl-2 (anti- apoptótico) em modelos in vitro e in vivo. Para os ensaios in vitro, a linhagem NCI-H1299 foi semeada em placas com densidade de 5x104 células/poço e exposta a concentração do IC50 de 25,87 μM do SB200. Após 24 horas do tratamento, estas foram recolhidas e colocadas em Trizol para extração do RNA. No modelo in vivo, foram utilizadas camundongos fêmeas BALB/c, que receberam três injeções intraperitoneais de 1 mg/g de uretano em dias alternados, por uma semana, para indução dos tumores pulmonares. Após 20 semanas da primeira aplicação, um grupo foi tratado com 20 mg/kg e outro grupo com 40 mg/kg de SB200 por via intraperitoneal, 3 dias na semana por quatro semanas e um grupo controle recebeu 5 mg/kg de cisplatina, intraperitonealmente, 1 vez por semana por três semanas. Após o sacrifício, os pulmões foram colocados no RNAlater e armazenados. Após a extração do RNA, síntese de cDNA e análise da expressão gênica, foi possível observar que, na linhagem, o tratamento com SB200 induziu um aumento na expressão do gene Bax em comparação às células não tratadas (NT), com níveis similares ao controle com DMSO. A cisplatina apresentou alta expressão de Bax. Para o gene Bcl-2, observou-se redução na expressão após o tratamento com SB200 e cisplatina em comparação aos controles NT e DMSO. No modelo in vivo, o SB200 promoveu aumento dose-dependente na expressão do Bax, superando o controle PBS e o uretano. A cisplatina também elevou o Bax de forma significativa. No gene Bcl-2, o uretano causou uma elevação em relação ao PBS e à dose de 20 mg/kg de SB200. A dose mais alta de SB200 e a cisplatina induziram aumento paradoxal de Bcl-2 possivelmente por um mecanismo compensatório das células tumorais. Com isso, esses resultados demonstram que o SB200 possui efeito pró-apoptótico, aumentando Bax e reduzindo Bcl-2 in vitro, enquanto in vivo induz resposta dose-dependente em Bax, com potencial mecanismo compensatório em Bcl-2 em altas doses. Esses achados destacam seu potencial como candidato terapêutico no CP, embora estudos adicionais sejam necessários para entender a complexidade desse mecanismo e explorar sua eficácia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66323
Aparece en las colecciones: (CB - BM) - TCC - Biomedicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Julia Oliveira Ribeiro da Silva.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons